La Abadia del Crimen, um dos jogos seminais da Era de Ouro do software espanhol, completou 25 anos em 2012. Mas nós esquecemos de falar que seus criadores, Paco Menéndez e Juan Delcán foram homenageados na RetroMadrid 2013. A família de Paco esteve lá presente, junto com Juan, para receber a homenagem (Paco faleceu em novembro de 1999).
Querendo saber mais um pouco, clique aqui e leia o informe que recebemos via e-mail marketing. E lembremos que a próxima RetroMadrid tem data: 26 e 27 de abril. Aguardem novidades para a nossa cobertura do evento.
Assisti um pouco o vídeo da homenagem e estão de parabéns.
E disso que eu falo. Respeito e consideração para aqueles que realmente fazem e fizeram diferença nas coisas, cada qual no seu ramo.
É uma pena que em nosso país, o valor dado são por outras coisas.
PS: Eu vi um outro vídeo da implementação que estão fazendo do jogo, uma engine nova e ficou primoroso o acabamento, mesmo em estágio de desenvolvimento.
Segue link:
https://www.youtube.com/watch?v=UDCztTHsVqk
Se isso saísse em outro plataforma, ficaria tentado em adquirir !
Até mais.
George, vamos c/ calma.
Lembre-se que essa homenagem feita aos criadores do La Abadia del Crimen se deu em um “ambiente controlado”: Um evento feito por entusiastas, p/ entusiastas, onde quem homenageava sabia o q os homenageados tinham feito. Ou seja, tanto na Espanha qto no Brasil ou onde quer q seja, o trabalho deles n será reconhecido pela gde massa. Isto é normal, afinal das contas, a chance dessa homenagem ter aparecido no noticiário em rede nacional é um ponto infinitesimal próximo ao 0%. Se o Paco e o Juan andassem nas ruas, dificilmente seriam reconhecidos por alguém. Mas no grupo de entusiastas onde estamos inseridos, eles seriam reverenciados.
Da mesma forma q o Renato Degiovani. Qdo fui falar c/ o Renato pela 1a vez, minhas mãos tremiam, e minha voz embargou. Afinal, ele era um dos meus heróis. Mas ao ele andar na rua, em qualquer cidade, passará em brancas nuvens, ninguém o reconhecerá. E é só ele por o pé em um evento de retrocomputação, q todo mundo vai querer falar c/ o mestre Renato, tirar foto c/ ele, etc.
Em particular, no caso da Espanha, existem alguns fatores. Eles vivem um período de crise severa, c/ 60% de taxa de desemprego entre os jovens (15 a 30 anos), arrocho financeiro, entre outras situações q n vem comentar aqui. Isto gera um sentimento forte de nostalgia, lembrando “do tempo bom”, da “Era de Ouro” do software espanhol (segundo o pessoal do “Retro Entre Amigos”, “Era de Bronze”, né Giovanni?).
Logo, o zeitgeist espanhol ajuda o surgimento de eventos como a RetroMadrid, e homenagens como a merecida aos autores do La Abadia del Crimen. Meu desejo ardente q um evento como esse venha p/ ficar.
Caro Ricardo,
Acredito que não compreendeu o que eu queria dizer !
Apenas expressei satisfação na consideração por parte dos fãs e daqueles que tiveram oportunidade de conhecer o trabalho deles.
Da mesma maneira que vocês do Retrocomputaria fazem em seus Casts e notícias.
Mostro um pouco de tristeza sim, porque nossa cultura não têm tradição de se manter a história das coisas, ficando geralmente como salvadores, pessoas dedicadas, entusiastas como vocês e alguns outros para manter o legado e lembrar as novas gerações da importância de se preservar isso.
Veja se consegue algum incentivo do governo ou instituição para se manter algo relacionado a informática em si.
Agora fala que vai ser para futebol em homenagem a fulano. O $$$$ transborda.
Quem é mais importante e relevante a sociedade?
Literalmente isso é reflexo de uma sociedade que não têm passado, não valoriza quem realmente é e foi importante. Pensamento imediatista e sem memória.
Até