TRS-Color tocando música de 1 bit. (O que cargas d’água é música de 1 bit?)

Nome científico: Modulação por Largura de Pulso. Basicamente, é quando você não tem controle sobre a amplitude da sua onda, só pode gerar níveis zero ou um e tem que se virar para simular som com isso. Os alto-falantes dos primeiros Apple II, IBM PC e ZX Spectrum eram assim.

O TRS-80 Color Computer até tem um DAC de 6 bits, mas Simon Jonassen resolveu abrir mão de 5 deles e ver que barulhada ele poderia fazer no CoCo. Com a colaboração de John “Sock Master” Kowalski, ele pretende fazer um demo “a la demoscene” (coisa na qual o CoCo nunca foi forte). Vejam o trabalho em progresso nos vídeos abaixo. A discussão técnica, para os que apreciam as artes arcanas, acontece neste tópico do fórum World of Dragon. No qual foram postados vários programinhas pra galera testar.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.