Tiger Learning Computer

Sabe aqueles “notebooks infantis”, aquelas coisas pseudoeducacionais que você compra nas piores melhores lojas de brinquedos e que não servem para muita coisa além de irritar os adultos com os barulhinhos? Na segunda metade da década de 1990 alguém da Tiger (hoje Hasbro) resolveu fazer uma coisa assim mas utilizando um Apple IIe como base!

Back of retail box. Photo by Kristi Petters.

E a Apple topou e foi assim que surgiu o raríssimo (e cobiçado) Tiger Learning Computer — aliás, tem um protótipo para leilão na Christie’s — um Apple IIe encaixotado em algo com um jeitão de notebook, usando cartuchos contendo imagens de disquete (sim ROMDisk), com programas educacionais para você ligar na TV, já que a tampa não possuía uma tela e sim era o porta-cartuchos.

Um artigo bastante interessante sobre este computador foi feita pelo pessoal da Juiced.GS em 2011. Como até mesmo fotos do bicho são raras, eles disponibilizaram algumas delas. Parece que alguns sujeitos andaram comprando destes bichos por aí — tem história (ainda não validada) de gente achando por USD$ 20 — e publicaram fotos no imgur e no RetroMacCast. Fazemos aqui nosso  serviço de utilidade pública em divulgá-las.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Tiger Learning Computer

  1. Considero aqueles notes de brinquedo uma porcaria, um desperdício de recursos naturais, tempo e dinheiro do ser humano.

    Notebook do “Bátima”, da “Barbie”, da “Xuxa”: tudo lixo podre. São todos arremedos de computadores, mas que no final nada fazem, nada agregam.

    MAS este Tiger Direct sim, ideia da hora.

    Por mim este tipo de produto, notebooks rodando computadores de verdade como Apple II, Speccy ou MSX teriam espaço no mercado até hoje.

    Pena que os fabricantes mantém a linha tosca supracitada. É mais barato, dá mais retorno. O planeta e as crianças que se explodam. 🙁

    1. Sim mas para fazerem algo realmente “produtivo” precisariam ter toda uma equipe de suporte, coisa que uma coisa que faz barulhos não precisa… diga-se de passagem depois do TLC a Tiger/Hasbro resolveu caminhar para os arremedos de computadores também (o mesmo se deu com a Laser)

  2. Particularmente não acho esses laptops infantis da barbie tão inúteis (tenho uma sobrinha que teve um e quando entrou no prézinho já sabia ler e escrever, em boa parte por causa do laptop da barbie que ela tinha), mas realmente eles são beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem limitados mesmo, depois de uns 2 meses a criança acaba largando ele de lado porque o negócio não tem mais recursos e ela acaba ficando enjoada dele.
    Um Apple IIe ou MSX SoC que nem o emiliano fraga falou, com certeza seria bem mais interessante (e útil) para uma criança, quem sabe talvez um “TLC 2.0” com tela de e-ink?