…ou de algum outro moderno ambiente integrado de desenvolvimento, entupido de comodidades e que mais se parece com uma nave espacial. Algo com recursos de compilação cruzada, bibliotecas de objetos que parecem não acabar mais, controle de versão, edição colaborativa, e (claro!) realce da sintaxe com previsão de nomes de comandos e que mesmo assim ainda está choramingando que “poderia ser melhor”…
…saiba que os tempos já foram muito, mas MUITO mais difíceis. Realçar a sintaxe? Só se for com uma daquelas canetas BIC de quatro cores.
Aqueles que tem algum conhecimento de linguagem Assembly já devem ter percebido que a folha de caderno aí em cima é um registro da insana tarefa de programar Assembly (no caso, Z80) sem um programa assembler (vulgo compilador) para transformar o seu fonte em código de máquina. O software, que levou algumas centenas de páginas como essas para ser feito, é o jogo Ant Attack para micros da linha ZX Spectrum.
É mais ou menos como construir uma catedral em tamanho natural com palitos de fósforo e cola Tenaz.
tsc tsc que codigo mais ineficiente usando reg IY 😛
Hahaha ninja programming!
Gostei do post.
Há um tempo atrás apareceu nas listas de TK um scan do caderno do cara que fez o Em Busca do Tesouro (acho que foi esse, mas esqueci o nome) com trechos de código, bitmaps e tal. Muito maneiro.
O jogo foi escrito pelo Tadeu Curinga. O Murilo Queiroz, o guardião do código, tem os cadernos originais onde o programa foi escrito e prometeu disponibilizá-los (mas deve ser coisa pra caramba pra digitalizar). Mas ele liberou uma das cartas trocadas entre o autor e o Matusalém (não, não é o bíblico) e que tem uns trechos de código e de ilustrações… …bem no estilo no ANT ATTACK.
Eu peguei o pdf desse caderno dele.
Mais um cara que tem meu respeito !!
Isso é do tempo onde programador fazia jus ao nome !!
Aeeehh pessoal do Retrocomputaria, por que não fazem um cast com o tema:
Quem fim levou dos programadores casca grossa do passado?
Até !!
Ah, o tempo que eu programava em assembly no NEZ8000… Bons tempos, só que não.