Gloriosas inutilidades: gerando um labirinto em 10 (sim, DEZ) bytes!

Um tempo atrás, rolou nas interwebs um belíssimo programa BASIC de uma linha para C64, que gera um labirinto aleatório com duas míseras instruções, um PRINT e um GOTO. O negócio fez tanto sucesso que chegou a virar livro.

Pois bem, me chega um cavalheiro chamado Jim Leonard, hacker casca-grossa também conhecido como Trixter, e lança o desafio: fazer o mesmo programa em assembler 8088, para PC*, com o mínimo de bytes possível.

Aí os recordes vão se sucedendo: 25 bytes, 15,13, 12. 11… dez! A essa altura o povo já estava apelando para truques que não são coisa de Jesus, tais como instruções não-documentadas que só funcionam em CPUs Intel, presumir estado dos registradores na entrada, entre outras ignomínias.

Segue o código assembler vencedor. Tirem as crianças da sala:

init:   scasb
        salc
        and al,''-'/'
        add al,'/'
        int 29h
        jmp init

* PCs clássicos, por favor, tipo XT original ou Tandy 1000. Seu PC, não. Seu PC é velho. Mas há os que crêem que PCs podem ser clássicos. Esse assunto vai dar pano pra manga…

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “Gloriosas inutilidades: gerando um labirinto em 10 (sim, DEZ) bytes!

  1. Uma pergunta bem besta de um novato nessas coisas… como eu monto esses caras?