Episódio 26 – Parte A – Apple II

retro026a

Este é o Retrocomputaria 26.

Com Ricardo Bánffy como convidado, fazemos o dossiê Apple II. Falamos do surgimento da Apple e do Apple I, do desenvolvimento simultâneo do Apple II e dos modelos do Apple II (o original, II+, //e).

Também no episódio, fazemos um balanço da RetroRio.

Ficha técnica:

  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
  • Convidado: Ricardo Bánffy
  • Duração aproximada: 48 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas de jogos do Apple IIgs

URLs do podcast:

Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 26 – Parte A – Apple II

  1. Vem cá, foi só eu que fiquei incomodado com a voz do cara falando na trilha sonora de fundo do episódio ? Parecia interferência de radio entre duas estações..arghh..No mais o episódio está muito bom !Abs,Daniel

    1. Olha, o cara falando é empentelhante mas não chegou a comprometer. Já a voz do Bánffy tava um WHARGHARRBLBL do cão. Deu agonia.VoIP é ph0dd@… e eu trabalho com esta puerra.

    2. Houve um erro na montagem da trilha sonora, e a primeira versão tinha esse sujeito falando, mas eu removi ele. Será que ficou a versão com o sujeito tagarelando no fundo? Estranho… Vamos verificar.

    3. Ah, e qto ao áudio do Bánffy, o problema foi com o headset dele, dessa vez a culpa n foi do Skype. 🙂

  2. Ah! E cadê os videos e fotos oficiais da RetroRio ? Daqui a pouco já estaremos fazendo o segundo evento e nada do primeiro ?!?! 😀 😀 😀

  3. Tem hora que tira a atenção ouvir esse outro programa tocando em background.De resto, tá muito bom o episódio, boas lembranças do meu TK3000 IIe com placa CP/M. Rodava o Apple DOS e o PRODos. Joguei muito Karateka nele.

  4. Eu também não consegui entender direito com duas vozes falando ao mesmo tempo. Mas deu para perceber que meu Apple II foi mencionado na hora em que falavam de uma empresa que vendia kits. Era a Microcraft, que vendia o seu Craft II Plus montado normalmente ou em pedaços. Comprei deles a placa principal sem nenhum chip e o gabinete, que depois troquei por outro (de qualidade bem inferior, infelizmente) que tinha uma abertura para as teclas numéricas.

  5. Eu insistir em ouvir o programa até os 14 min, mas a edição foi feita de tal forma que quanto mais eu insistia mais minha irritação aumentava, não bastasse a baixa qualidade do áudio dos participantes o áudio ao fundo, com um diálogo em língua estrangeira, puxava a minha atenção o tempo todo para fora da conversa, não tenho sorte com o retrocomputaria, toda vez que me interesso pelo tema a edição é fail.

  6. Fala pessoal, esse é meu primeiro comentário aqui e, pra variar, pra reclamar 🙁 Vocês poderiam colocar uma versão sem fundo nenhum para download, hein? Aquela voz sintetizada falando no fundo realmente tira toda a atenção do conteúdo. O convidado está o áudio terrível, mas se tirar qualquer interferência no fundo acho que rola de ouvir… me desculpem pelo comentário reclamão, mas eu realmente gosto muito do programa de vocês mas esse está impossível de ouvir 🙁

  7. Gente, foi um erro meu na montagem da trilha sonora, acabei de fazer uma nova versão, s/ aquela voz no fundo (explico aquele erro no episódio 26c). Peço a todos q baixem a nova versão e dêem uma 2a chance. Agora só tem música de Apple IIgs no fundo… :-)E obrigado pelas reclamações. Se a gente faz besteira, vcs apontam. Obrigado. Mas n desistam da gente. Ainda não. =)

  8. Infelizmente o áudio do convidado continua péssimo, melhor sorte na parte 2, este já foi.E já que aqui virou o muro das lamentações vou aproveitar para fazer mais uma, em todos os episódios do retrocomputaria que já ouvi sinto um abuso no uso dos efeitos sonoros agudos, isso para quem ouve com fone de ouvido é muito desagradável, assim como música concorrendo com os diálogos dos participantes, fundo sonoro deveria servir para pontuar o tema e não pra desviar o foco dele.

  9. Também não consegui continuar ouvindo o episódio. O audio dessa vez está muito comprometido, inclusive na parte das impressões da RetroRio.

  10. Realmente a 1º versão, o fundo musical esta atrapalhando o audio. mas agora com esta 2º, melhorou bastante, consegui compreender bem “quase” tudo. Somente em alguns momentos, o som do convidado fica bem chiado ou distorcido.Eu usei fones de ouvido em um volume um pouco alto!!Mas em si foi bem interessante o assunto e mais uma vez meus parabéns pelo evento.

  11. A parte da Retro Rio a gente gravou literalmente no bar. E c/ um celular, logo… N dava p/ ficar melhor. Infelizmente.

  12. Onde foi parar a versão sem fundo musical? Esta versão com uma fala no fundo é realmente difícil de entender!