Este é o episódio 5 do Retrocomputaria Podcast. Nesta parte falamos de clones de TRS-Color (CP400 e o vaporoso TKS800), os “alienígenas” Sysdata MicroColor (clone do Tandy MC-10), TK2000 e MC-1000 (continuamos sem saber o que é o MC-1000) e porque o ponto de corte do nosso episódio é 1985.
E temos uma estreia no Retrocomputaria! A primeira participação do Sander, nosso quarto elemento. (antes que perguntem, o Anônimo foi promovido a quinto elemento)
Esperamos seus comentários sobre o episódio, e esperamos que gostem!
Ficha técnica:
- Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e o Anônimo.
- Duração aproximada: 60 m.
- Músicas de fundo:
- Projeto Pulselooper, com “Grayscale Skyline” (2010).
- Projeto Fuzzy, com “Pac Man Pills” (2010).
OBS: Ambos do selo Chippanze.
- URLs citadas no podcast:
- Um exemplo de comercial da Sharp, na época.
- A foto da placa para PC da Philips que permite transformá-lo num MSX.
- Seção do Datacassete sobre a Microsistemas.
- Interface Digital Leitora de Fitas, na Orionsoft… No MercadoLivre.
- … e uma homenagem a quem acha que a nossa pronúncia nipônica não está… Apropriada.
Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Como sempre, muito bom, valeu por mais essa aula!!
Input, Micro Sistemas… Foi lá que aprendi a base e me apaixonei por informática. Sem contar a Nova Eletrônica, que lançou o kit NE-Z80 e um curso de Basic, que me permitiu fazer meu primeiro programa.Episódio muito bom!
Leva 15 minutos para aprender a pronunciar japonês corretamente:http://pt.wiktionary.org/wiki/Ajuda:Guia_de_pron%C3%BAncia/Japon%C3%AAs
MSX Gradiente(447 membros) Comunidade do orkutUsuario doa livros do gradiente MSX ou vai colocar no lixo….Mensagem originalç”14 junRicoPAsso livros de MSX.Olá, todos.Estou passando adiante os seguintes livros: “Jogos MSX, vol. 1” e “Desenhos Básicos para MSX”, da McGraw-Hill e Editora Aleph, respectivamente. Ambos da década de 80.Estou no Rio de Janeiro e não tenho tempo para postar por correio. Portanto, só leva quem puder apanhá-los.Quem tiver interesse, entre em contato. Se ninguém se manifestar em 20 dias, vou jogá-los no lixo.”Li isto no orkut e achei um absudo, doe para uma biblioteca ENTAO!!!
Fala pessoal,Estou adorando esses podcasts. Parabéns!Só levantando uma dúvida sobre o que o João comentou sobre o CP400 ter sido feito por um “designer italiano”, acho que isso é meio conversa pois o design do CP400 é claramente baseado no Timex Sinclair 2068 (americano) um clone “alienígena” (não totalmente compatível) do Spectrum.http://pt.wikipedia.org/wiki/Timex_Sinclair_2068Já que o timex foi lançado no final de 83 e o CP400 em 1984, fica aí a dúvida. Até o cartucho tem alça igual ao do CP.Abs,Daniel