Já que fiquei apenas no primeiro dia resolvi fazer um relato fotográfico com algumas coisas que vi acontecer durante o II Encontro de Usuários de MSX de Ribeirão Preto/SP. Para quem não se recorda o evento ocorreu nos dias 6 e 7 de setembro na Biblioteca Central do campus de Ribeirão Preto da USP e foi organizado pela patota local (Émerson Branco, Fábio Belavenuto, Luis Luca etc).
Algumas das “minhas” fotos foram gentilmente “roubadas” das do Émerson, espero que ele não se importe 🙂
Por ser realizado em um espaço relativamente amplo e com várias mesas, tomadas, cadeiras, ou seja, bastante espaço o evento parece estar se transformando num palco para testes, experimentações e descobertas por parte dos participantes.
Sendo assim, o primeiro deles que foi uma “experiência pessoal”: Descobrir se meu SONY HB-10P realmente funcionava, o que foi feita com uma ajudinha do Werner…
E não fui só eu, o Emiliano aproveitou o evento para revisar o MSX2 árabe dele.
Também aproveitei para testar software, ou melhor testar software em um hardware específico. Já que o HB-10P estava funcionando foi hora de conhecer uma característica específica do VDP dele, o T6950.
Este sujeito é uma implementação do TMS9928 da Texas Instruments que possui a vantagem de ser 50Hz/60Hz (chaveado por hardware durante a montagem) mas a desvantagem de não implementar os “bugs” (as features) do original.
Aproveitando a deixa o Luciano Sturaro reportou uma aparente incompatibilidade do Flappy Bird com este modelo aqui (Como? eu só uso a BIOS!):
Sim, justamente no CX5M da Yamaha, mas pelo que pude constatar o problema não era no computador e sim na implementação do DISK-BASIC da BIER IDE, que corrompe o arquivo carregado via BLOAD.
Além da fonte, o Werner Kai trouxe um MSX coreano…
…ao qual um coreano (não-MSX) deixou uma mensagem enigmática:
Vale lembrar que os encontros também tem bastante bate-papo…
…e sempre tem coisa interessante pra ver e mexer (foto de um dos Expert do Wanderson):