ICQ e MSN de volta.

Eu sei que foge um pouco do nosso ponto de corte, mas muitos de nós usamos muito desses serviços de troca de mensagens, até que o WhatsApp se tornou quase que onipresente em nossas vidas. O ICQ teve uma história longa: Criada por 4 israelenses, chegou a ter 100 milhões de usuários registrados, foi vendido para uma empresa russa e foi desligado em 2024. Maiores informações podem ser obtidas lendo o verbete relacionado na Wikipédia.

Houveram concorrentes, como o AIM, o MSN, o Yahoo Chat e outros. O MSN, em particular, foi muito popular no Brasil, desbancando o mensageiro dos números (eu sei o meu UIN até hoje, que droga!) até que a Microsoft resolveu desligá-lo em 2012, logo após a aquisição do Skype (que foi desligado em 2025, a propósito).

Então… Esses serviços estão de volta.

O Caio Cesar, o qual mencionamos no Repórter Retro 116 a  respeito do seu projeto de um Retro Modem Wi-fi (e eu fiquei pensando em ter um), lançou o Projeto de Servidor ICQ do Byte5, onde ele montou um servidor ICQ, totalmente compatível com o protocolo OSCAR (do ICQ) de forma que você possa pegar o seu cliente ICQ, conectar a ele e trocar mensagens como fazíamos anos atrás. Se você sabe o seu UIN, você pode contactá-lo por formulário no site e solicitar a criação para usar. Se você tiver um cliente ICQ disponível (um Pidgin da vida), pode conectar ao servidor dele. Do contrário, se você quiser uma experiência mais raiz, pode baixar clientes para Windows, instalar e usar no seu Retro PC (que é velho).

Mas digamos que você queira usar o AIM (AOL Instant Messenger). Ou você queira conhecer o Quantum Link, que era pra Commodore 64. O projeto NINA está aí pra isso. Sua meta é implementar esses serviços e outros (como o próprio AOL, Yahoo! Messenger e outros), e eles pedem uma doação de pelo menos US$ 2 pra manter o servidor do AIM/ICQ funcionando. Mas tem outros serviços como meta deles.

Por último, falaremos caracol comestível, o escargot.  O objetivo deles é ter o MSN Messenger e o WIndows Live Messenger funcionando plenamente.Eles estão desenvolvendo um serviço substituto, além de acrescenter alguns recursos divertidos do Windows Live. Parte da equipe também trabalha no projeto NINA (que eu falei aí em cima), e nesse exato momento, eles já tem todo o protocolo do MSN implementado (versões 1 a 7) e o WLM, da versão 8 até a 9. Ainda falta as versões 11 e 12, mas estão quase lá!

Então, você tem saudade de algum desses mensageiros instantâneos? Está de bode com o zap zap? Conta aí nos comentários!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

Um comentário em “ICQ e MSN de volta.

  1. Num universo alternativo alguém já criou o 8Q, um comunicador universal com clientes pra todos os micros clássicos que possuam algum periférico capaz de se conectar à rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *