Episódio 155 – Memória e como expandí-la – Parte B

Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.

Esta é a Parte B do Episódio 155.

Sobre o episódio

“Tenho memória suficiente no meu sistema” – Ninguém, nunca, em tempo algum.

Sobre esta parte

Depois do episódio anterior, cheio de MOS e Motorola, chegamos ao mundo Zilog, e se você achou que melhoraria… no ZX Spectrum, pelo menos, vai complicando à medida que você avança na linha, que a Amstrad começa a botar as mãos na parte técnica etc. E, como o leitor já deve ter esperado, a situação no computador 100% criado pela empresa de Lord Sugar é ótima… se você quer bater pino por não entender como funciona.

No mundo do MSX1, a coisa é simples mas ninguém se deu o trabalho de fazer porque na prática é complicada para usar; do MSX2 pra cima, a coisa complica e as pessoas fizeram porque é mais simples de fazer… vai entender. E com isso terminamos os 8 bits.

Terminando no mundinho dos 16 e 32 bits, falamos rapidamente de Amiga, um pouco mais de Atari ST e muito de PC e, claro, EMS e tal.

Links desta parte do episódio
Antes de sair…

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E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

Um comentário em “Episódio 155 – Memória e como expandí-la – Parte B

  1. Excelente episódio! Já conhecia algumas das esquisitices de paginação de memória da linha Apple, e que fazem até um pouco de sentido se for considerar os modos de endereçamento do 6502, mas não fazia idéia da complexidade da linha dos Amstrad.
    Sobre a Linha ZXSpectrum o Victor Trucco fez uma espansão de memória pra fazer os TK90/95 ficarem com 128k no padrão usado pela sinclair, através de algumas modificações internas. Existe também uma interface externa chamada TKMEM-128, produzida pelo Eduardo Luccas, que pode permite rodar a maioria dos jogos de 128K requerendo apenas uma modificação simples para funcionar (mais detalhes http://www.luccas.com.br/index.php/8-bits/artigos/23-preparando-o-tk90x-tk95-para-a-tkmem-128).

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