Episódio 74 – What If… Atari e Apple – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Uatu, o Vigia (Marvel Comics)Sobre o episódio

Realidades alternativas. Universos paralelos. Podia ser a Marvel ou a DC, mas é o Retrocomputaria transformando em podcast aquelas perguntas “e se…” que sempre rolam enquanto não estamos gravando.

Sorteamos e, olha só, Atari e Apple estavam juntinhas.

Nesta parte do episódio

Falamos dos Cenários Zero, Um, Dois e Três.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 74
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 48 minutos
  • Músicas de fundo: Não incluindo Waterloo, do ABBA
  • Download em ZIP

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 74 – What If… Atari e Apple – Parte A

  1. Muito bom episódio , eu imagino os what ifs do tipo o Bill Gates sem dinheiro para comprar os fontes do DOS e passar para a IBM, o que ele faria ? Ou então o E.T. da Activision ser um sucesso e não um fracasso…

  2. Apesar de ter sido a idéia do Chuck Peddle apresentar o Jobs e Woz para o Jack Tramiel, ele mesmo resolveu que um computador colorido ficaria caro demais e disse para o Jack que ele conseguiria fazer algo melhor.

    O Woz projetou um processador de 16 bits (https://en.wikipedia.org/wiki/SWEET16) e implementou um emulador bem lento na ROM do Apple II. Uma versão do 6502 modificada para executar em hardware estas instruções teria sido bem interessante. Infelizmente o limite de endereçamento continuaria 64KB.

    Note que a HP já fazia computadores pessoais com BASIC desde 1972 (https://en.wikipedia.org/wiki/HP_9800_series) e que estes foram a inspiração do Woz para o Apple I. Ele pediu para ser transferido para o grupo que desenvolvia este tipo de produto mas não foi atendido. Ironicamente depois que ele saiu a HP montou um novo grupo para criar o HP-85 em resposta ao TRS-80, Pet e Apple II.