Você já ouviu falar da Carte Blanche? Sim, este é um nome com muitos significados. Desde um romance de James Bond (sim, o 007) publicado em 2011 até uma expressão que conhecemos muito bem, que é dar carta branca. E em termos de retrocomputação, o que é a Carte Blanche?
A Carte Blanche também é uma placa de desenvolvimento FPGA para Apple II. Logo, você tem ali um chip FPGA Xilinx XC3S250E (pode ser também o 500E), que pode ser programado para recriar periféricos novos para a família Apple II toda. Se você quiser, ainda é possível expandir a placa com algumas Nanoboards, aí é conectar e usar. Mas por padrão ela já traz suporte a cartões SD, memória, clock, memória Flash, interface IDE e saída SVGA.
Gostou? Quer comprar uma? Bem, no site da AppleLogic não está claro sobre quanto custará ou quando estará disponível. Mas que é interessante, isto é. E se tiver algo do tipo para outras plataformas?
Opa,
Essa foi a primeira versão, e não será reproduzida já que existe a versão 2.0 atualizada e já em processo de entrega para os felizes compradores. O link correto pro post ficar “redondo”, além de atualizar as especificações, seria http://www.applelogic.org/CarteBlancheII.html
[]´s