Frete obedece uma mecânica simples na postagem de itens, quaisquer que sejam: pague mais caro para receber mais rápido. Simples assim. Alguns países acrescentam a “opção” do número de rastreamento, apesar da gente achar isso fundamental, principalmente quando nossos brinquedinhos novos estão por aí, voando ou nadando rumo ao seu destino, que é a nossa casa.
Tudo depende da forma de envio. Voltando novamente à conversa com alguns amigos a respeito, alguns dizem que qualquer encomenda de baixo valor (até US$ 10) não vale a pena pagar pelo rastreamento. Caso seja perdido (o que não é muito comum (*)), o prejuízo é baixo. Isso vale para compra de componentes eletrônicos baratos e bugingangas vindas da China (DealExtreme e AliExpress, nós te saudamos!)
Algumas formas de envio podem ser mais visadas para a Receita do que outras, e alguns países de origem certamente são mais visados do que outros. Mas tudo é um tiro no escuro, e há estratégias para minimizar esse tiro. Veremos algumas.
Por exemplo, encomendas vindas dos EUA e China são muito visadas pela Receita, dada a atual situação desses países no cenário geopolítico internacional (falei bonito, não?), e principalmente porque a Receita sabe que muita gente compra de lá. Mas isso não significa que encomendas vindas da Europa não sejam taxadas. Relatos apontam que encomendas grandes vindas da Grã-Bretanha são muito taxadas. Logo, é um jogo-de-gato-e-rato a ser travado com a Receita Federal.
Algumas dicas:
- Comprou muita coisa e agora vem várias caixas? Se você é medroso que nem eu, divida os envios, ou despache para endereços amigos. Pai, tio, amigo…
- Recomenda-se parar as compras entre 15 de novembro e 5 de janeiro, justamente por ser um período de fim de ano, Natal, Ano Novo. E aí…
- A Receita Federal fica assoberbada de serviço.
- Operações anti-contrabando tornam todo o processo de entrega dos pacotes mais penoso e lento. A Receita passa mais vezes o pente fino, aumenta a amostragem.
- A chance de tributação aumenta. Por quê? Ora… Quer que eu desenhe?
- Fontes de águas de Lindóia afirmam que encomendas que são liberadas pela Receita Federal à noite tem pouca chance de serem tributadas. Torça!
- As mesmas fontes confirmam que encomendas que são tratadas pela Receita Federal em cima de um feriado prolongado são liberadas mais facilmente. O que você pode é estimar a data de postagem para que chegue nas mãos da Receita nessa data. Com o tempo você acaba tendo essa estimativa.
- Uma coisa que é importante frisar bem com aqueles que enviam do exterior: Discriminem a nota como pessoa física, que é um presente (gift) e o valor abaixo de US$ 50, ou 35 €. Já vi gente se estrepando por causa de erros do remetente, como por exemplo, adicionar ao valor do item o valor do frete. Quando bate na Receita, dá até pena.
- Atenção para o telegrama que os Correios te mandam, declarando que tem alguma encomenda para você retirar. Tive uma que dizia que os tributos eram 0 reais, mas ao olhar com mais calma, em outro lugar estava claro o valor da tributação: R$ 101,24. E olha que dessa vez nem comprei muita coisa: um mouse da Sony, 2 cartuchos da Yamaha e 1 jogo, Andorogynus. Nada de mais, certo? Cerrrto. Mas fui tributado. No rastreamento, não aparecia nada a respeito de tributação, logo parti do pressuposto que não seria tributado. Engano meu. Mas já recebi tanta encomenda sem tributação, que nem tenho como reclamar dessa. Nos últimos 3 anos (2011 a 2014), foram 25 pacotes chegando pelos Correios, e fui tributado em apenas 3 deles. Parece que Deus gosta mesmo de mim, e de MSX. 🙂
- Encomendas que chegam no valor aduaneiro (item + frete + seguro) de até US$ 500, caso sejam tributadas, o desembaraço é feito por Nota de Tributação Simplificada (NTS), pagando o imposto de importação e a taxa de Despacho Postal (fixada em R$ 12). O valor aduaneiro pode ser estipulado pela Receita Federal caso não haja documentação comprobatória do valor pago pelo item, ou quando a documentação estiver adulterada ou falsificada.
Caracterização e o Importa Fácil
O grande problema é ocorrer a temida caracterização. A caracterização ocorre quando a Receita Federal reconhece um padrão de envio de encomendas. Por exemplo, se você recebe várias encomendas originárias de um país, todo mês, isto significa que você está importando itens. Logo, a Receita, ao perceber o padrão, intercepta e te sugere (eufemismo ao extremo, admito) que você transforme todo esse processo em algo legal pela legislação brasileira. Isso ocorre principalmente quando o total de valores importados em um curto intervalo de tempo está entre US$ 501 e US$ 3000. Logo, o desembaraço não será mais pela Nota de Tributação Simplificada (NTS), mas sim pela Declaração Simplificada de Importação (DSI), com a opção de uso do serviço do Importa Fácil, ou o uso de um despachante aduaneiro.
Note que o desembaraço de encomendas entre US$ 501 e US$ 3000 sempre será feito por DSI, sendo que será necessário o registro no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Caso o Importa Fácil seja a opção, o valor cobrado será de R$ 150 pelo serviço, fora impostos. Pelo que notei na leitura, é melhor você usar o Importa Fácil mesmo, pois o processo via despachante aduaneiro próprio é bem mais trabalhoso.
Uma coisa importante a ser explicada é que não há limites mensais para importação como pessoa jurídica. Mas se há uma frequência muito grande nas importações como pessoa física, isto pode caracterizar o acontecimento como atividade comercial. Aí será necessário que o importador contumaz preste esclarecimentos à Receita Federal. Um amigo que precisou fazer importação via Importa Fácil fez o seguinte, para tentar facilitar: Abriu no SEBRAE um MEI (MicroEmpreendedor Individual), que é a menor entidade juridicamente constituída que pode auferir lucro – ou seja, a empresa de um homem só. Com isto, ele fez o cadastro da empresa dele (CNPJ) no Importa Fàcil, e repassou as faturas comerciais para os Correios. Ele ainda precisou pagar impostos (como o ICMS), além da tributação. Caso a encomenda tenha valor menor do que US$ 500, é repassar as faturas para os Correios (no sistema do Importa Fácil) que o desembaraço será feito por NTS.
Vale lembrar que se você é um comprador ocasional, o risco da caracterização é bem pequeno. Mesmo hoje em dia (2014), o risco de tributação é bem pequeno, ao contrário do que muitos trombeteiros do apocalipse apregoam. Falamos mais disso embaixo.
Limites dos Correios
Acho que é melhor montar uma tabela com os limites de envio de alguns operadores postais no mundo. Alguns correios usam como referencial uma medida chamada girth, que é a soma da altura com a largura, multiplicados por 2.
Operador postal | Limite de peso | Limites da soma do perímetro (Comprimento + Altura + Largura) | Observações |
Brasil (Correios) | 30 kg | A soma do perímetro deve ser menor do que 200 cm. | Maior dimensão deve ser menor do que 105 cm. |
Estados Unidos (USPS) | 70 libras (31,78 kg) | A soma do perímetro deve ser menor do que 130 polegadas (330,2 cm). | |
Japão (Japan Post) | 30 kg | A soma do perímetro (comprimento + 2 vezes Largura + Altura) deve ser de 200 cm. | Maior dimensão deve ser menor do que 105 cm. |
Inglaterra (Royal Mail) | 2 kg | A soma do perímetro deve ser menor do que 90 cm. | Acima desse valor, o Royal Mail indica o uso do ParcelForce. |
Inglaterra (ParcelForce) | 30 kg | Melhor calcular nesse link aqui, pois trabalha com peso volumétrico, o que requer certa destreza para saber em quanto você vai enterrar na mão da Rainha. | |
Holanda (PostNL) | 20 kg | O girth deve ser menor do que 300 cm. | Maior dimensão deve ter 150 cm. |
Austrália (AusPost) | 20 kg | O girth deve ser menor do que 140 cm. | Maior dimensão deve ser menor do que 105 cm. |
França (La Poste) | 30 kg | A medida (largura + altura + comprimento) deve ser menor do que 150 cm. | Maior dimensão deve ser menor do que 105 cm. |
Modalidades de envio
Como dissemos no início, quando mais rápido, mais caro fica. Existem alguns serviços postais oferecidos que limitam o tamanho do pacote a ser enviado. Ou seja, se o seu pacote não puder ser despachado naquela modalidade, você terá que optar por outra modalidade (normalmente mais rápida e mais cara) até o limite de tamanho estabelecido pelo operador postal do país de origem. Isto ocorre com o Japan Post e com o AusPost, pelo menos.
Vamos às tabelas com os modos. A princípio, como referência, irei tomar por padrão o envio de uma caixa de 1 kg (1000 g), a partir da capital do país para o Brasil. Caso seja necessário, o valor declarado será de US$ 50. Caso seja necessário definir as dimensões do pacote, iremos adotar por padrão uma caixa tipo 2 dos Correios brasileiros: 27 cm x 18 cm x 9 cm.
Estados Unidos (USPS)
Opções |
Prazo |
Custo |
Limites |
Rastreamento? |
Priority |
3 |
R$ |
Comprimento máximo de 92 cm, girth de 200 cm. |
Sim. |
Priority |
3 |
R$ |
Comprimento: 31,5 cm. Largura: 25,7 cm. Altura: 6,7 cm. |
Sim. |
Priority Mail International |
6 |
R$ |
Comprimento máximo de 106,7 cm, girth de 200 cm. |
Sim |
Priority Mail International Large Flat Rate Box |
6 |
R$ |
Comprimento: 53,7 cm. Largura: 26 cm. Altura: 7,6 cm. |
Sim |
Priority Mail International Medium Flat Rate Box |
6 |
R$ |
Comprimento: 31,5 cm. Largura: 25,7 cm. Altura: 6,7 cm. |
Sim |
Priority Mail International Small Flat Rate Box |
6 |
R$ |
Comprimento: 18,75 cm. Largura: 11,75 cm. Altura: 0,95 cm. |
Não. |
First-Class |
Varia |
R$ |
Comprimento máximo de 61 cm, girth de 92 cm. |
Não. |
Japão (Japan Post)
Opções |
Prazo |
Custo |
Limites |
Rastreamento? |
EMS |
4 |
R$ |
Comprimento máximo de 105 cm, girth de 200 cm. |
Sim. |
Airmail |
9 |
R$ |
Comprimento máximo de 105 cm, girth de 200 cm. |
Sim. |
SAL (Economy Air) |
Em |
R$ |
Comprimento máximo de 105 cm, girth de 200 cm. |
Sim. |
SEA (Surface Mail) |
Em |
R$ |
Comprimento máximo de 105 cm, girth de 200 cm. |
Sim. |
Inglaterra (Royal Mail)
Opções |
Prazo |
Custo |
Limites |
Rastreamento? |
Parcelforce |
Até |
R$ |
Comprimento máximo de 150 cm, girth + comprimento de 300 cm. |
Sim. |
Parcelforce |
4 |
R$ |
Comprimento máximo de 150 cm, girth + comprimento de 300 cm. |
Sim. |
Parcelforce |
De |
R$ |
Comprimento máximo de 150 cm, girth + comprimento de 300 cm. |
Não. |
Royal Mail International Tracked |
De |
R$ |
Comprimento máximo de 150 cm, girth + comprimento de 300 cm. |
Sim. |
Holanda (PostNL)
Opções |
Prazo |
Custo |
Limites |
Rastreamento? |
Postagem |
Não |
R$ |
Comprimento definido em 27 cm x 18 cm x 9 cm (C x L x A). |
Sim. |
Austrália (AusPost)
Opções |
Prazo |
Custo |
Limites |
Rastreamento? |
Express |
2 |
R$ |
27 |
Sim |
Express |
3 |
R$ |
27 |
Sim |
Registered |
3 |
R$ |
27 |
Não |
Air |
3 |
R$ |
27 |
Não |
Sea |
2 |
R$ |
27 |
Não |
França (La Poste)
Opções |
Prazo |
Custo |
Limites |
Rastreamento? |
Chronopost |
Não |
R$ |
27 |
Não |
Chronopost |
Não |
R$ |
27 |
Não |
Colissimo |
Não |
R$ |
31,5 |
Não |
Colissimo |
Não |
R$ |
27 |
Não |
Com isso podemos ter uma ideia de custos de envio, e vemos que não há uma maneira barata.
- First Class para pacotes até 2 Kg. Códigos LC e LZ xxx xxx xxx US.
- Global Priority para pacotes até 30 Kg. Código CJ xxx xxx xxx US.
Bem, no próximo post da série vamos falar dos principais concorrentes dos operadores postais: As empresas de courier. Fedex, DHL, TNT, UPS e outros. Até lá!
PS: Prometo não levar mais um ano para redigir o próximo, gente. Só alguns meses… Ou não.
(*) Se fosse comum, o seguro dos Correios não seria de 1% do valor da encomenda, mas bem maior. Segundo soube de gente de lá de dentro, o índice de entregas é de 99,5%.
Olá, o SEA (Surface Mail) tem muita chance de ser taxado?
Nossa que demais aprender como importar produtos dos EUA. Vou colcoar as dicas citadas aqui e ver o que acontece. Muito obrigado por compartilhar.
Obrigado Nathália! Se interessar, procure por toda a série de posts com esse nome aqui no Retrocomputaria. Ainda teremos mais alguns, e no futuro uma página (e/ou um e-book) c/ tudo reunido e revisado.