Episódio 40 – Commodore 64 e 128 – Parte B

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Sobre o episódio

Este é o episódio 40 do Retrocomputaria e tem dossiê em dose dupla: Commodore 64 e Commodore 128.

Nesta parte do episódio

Falamos dos diversos modelos do Commodore 64, das decisões de hardware e software que se tornaram problemas, do enorme sucesso e longevidade da máquina, um pouco de aplicativos e jogos.

E, claro, mais um pouco de Jack Tramiel vs The World, de como a Commodore entrou em estado de caos e não conseguiu nem alcançar sua utopia CBM 900 nem chegar num substituto do C64… quer dizer…

Também no episódio

Segunda parte da seção de notícias. Bônus: Um pouco sobre os eventos de 2014.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 40
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Duração aproximada: 60 minutos
  • Músicas de fundo: SIDs, né?
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

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Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 40 – Commodore 64 e 128 – Parte B

  1. O genial dos comandos para acessar o drive do VIC=20 e C=64 (ex.: load “$”,8) é que não foi preciso modificar o BASIC de forma alguma. Não há uma Disk ROM como existe no MSX e em outros micros. As funções são padrão no BASIC para acesso ao serial bus independente do dispositivo. É o tipo de ideia que se vê também em sistemas UNIX e derivados.

      1. Olá Tiago. Como no Brasil existem poucos Rybarczyk, eu devo ser, mas não o conheço.

  2. Duas coisinhas…
    (1) Em 1994 já existiam processadores de 64-bit e há dois anos! Os Alpha AXP da Digital Equipment Corporation!
    (2) A única coisa boa do C64GS foi a criação do padrão “Ocean”. Ele permitiu colocar os jogos originalmente em disquete dentro de cartuchos, uma espécie de MegaROM dos MSX (o que torna a EasyFlash uma Mega FlashROM?). Este padrão foi usado na versão do Prince of Persia que é um cartucho ROM de 512KiB!

  3. O mais legal…

    …foi quando uma vez eu falei para “uns jovens” que o C64 é de 1980 aproximadamente.

    Os moleques mandaram a seguinte:

    “Pow, em 1980 já existia 64 bits ??”

    X.D

    []’s
    PopolonY2k