Sobre o episódio
Este é o episódio 40 do Retrocomputaria e tem dossiê em dose dupla: Commodore 64 e Commodore 128.
Nesta parte do episódio
Falamos dos diversos modelos do Commodore 64, das decisões de hardware e software que se tornaram problemas, do enorme sucesso e longevidade da máquina, um pouco de aplicativos e jogos.
E, claro, mais um pouco de Jack Tramiel vs The World, de como a Commodore entrou em estado de caos e não conseguiu nem alcançar sua utopia CBM 900 nem chegar num substituto do C64… quer dizer…
Também no episódio
Segunda parte da seção de notícias. Bônus: Um pouco sobre os eventos de 2014.
Ficha técnica:
- Número do episódio: 40
- Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
- Duração aproximada: 60 minutos
- Músicas de fundo: SIDs, né?
- Download em ZIP
URLs do podcast:
- Quantos Commodores 64 foram vendidos?
- Uma procura no Poüet
- Sabrina 1 (Demo da Sabrina)
- Power glove para C64
- Pixels a partir de um display de 7 segmentos
- PopolonY2K faz um tributo a Dennis Ritchie
- Branco e Belavenuto mostrando um Spectrum implementado em FPGA
- A saga do Amiga 1200 do Mugo: Parte 1, Parte 2, Parte 3.
Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
O genial dos comandos para acessar o drive do VIC=20 e C=64 (ex.: load “$”,8) é que não foi preciso modificar o BASIC de forma alguma. Não há uma Disk ROM como existe no MSX e em outros micros. As funções são padrão no BASIC para acesso ao serial bus independente do dispositivo. É o tipo de ideia que se vê também em sistemas UNIX e derivados.
Oi Gustavo, vc é parente do “José Luiz Rybarczyk Filho”, professor de física?
Olá Tiago. Como no Brasil existem poucos Rybarczyk, eu devo ser, mas não o conheço.
Tudo bem, esta apenas curioso, eu fui colega dele na faculdade.
Duas coisinhas…
(1) Em 1994 já existiam processadores de 64-bit e há dois anos! Os Alpha AXP da Digital Equipment Corporation!
(2) A única coisa boa do C64GS foi a criação do padrão “Ocean”. Ele permitiu colocar os jogos originalmente em disquete dentro de cartuchos, uma espécie de MegaROM dos MSX (o que torna a EasyFlash uma Mega FlashROM?). Este padrão foi usado na versão do Prince of Persia que é um cartucho ROM de 512KiB!
O mais legal…
…foi quando uma vez eu falei para “uns jovens” que o C64 é de 1980 aproximadamente.
Os moleques mandaram a seguinte:
“Pow, em 1980 já existia 64 bits ??”
X.D
[]’s
PopolonY2k