Em 2012 quando do vigésimo quinto aniversário do jogo Barbarian — no caso o jogo da Palace Soft e não o homônimo e contemporâneo da Psygnosis — o programador francês F.L. (pois é, juro que tentei achar o nome do sujeito) resolveu prestar uma homenagem e fazer clones em código aberto das versões clássicas deste jogo para máquinas atuais.
Assim, ele aprontou a primeira versão do jogo, com os gráficos e sons do Amstrad CPC! E em seguida foi entregando as demais para Apple II, Atari ST, Commodore Amiga (OCS/ECS), Commodore 64, IBM PC (CGA!!!!) e ZX Spectrum. Ou seja, escolha seu remake preferido e divirta-se!
E o que torna a história ainda mais interessante é que os jogos foram produzidos em BASIC, ou melhor, em QB64 (uma versão multiplataforma do bom e velho QuickBASIC) e, com o código fonte disponível para quem quiser brincar! As de Atari 8-bit e BBC Micro não foram contempladas, alguém se habilita?
Que trabalho legal hein?! Impressionante o empenho em lançar para várias plataformas!
Pois é, várias (pseudo)plataformas 🙂 O legal é constatar que a Palace usou os mesmos gráficos xexelentos para a versão do Amiga, Atari ST, C64 etc (reparem que todos os pixels são 2×1). Mas ficou bem legal e bastante perto das versões originais!