Bem-vindos ao Retrocomputaria Easter Egg! Hoje não temos podcast, mas deixamos um presente para vocês: dois vídeos, gravados por Ricardo Pinheiro e Cesar Cardoso, em que folheamos duas revistas japonesas, mostrando para vocês um pouco mais do mundo dos micros clássicos japoneses dos anos 80.
- uma revista sobre BASIC (sim, não conseguimos identificar o título completo), de fevereiro de 1988 (download do vídeo)
- uma Popcom, revista japonesa sobre cultura pop, de 1986 (download do vídeo)
Feliz Ano Novo e um retro-ano de 2011 para todos! 🙂
Olá pessoal do Retrocomputaria ! Feliz Ano Novo ! Adoro o podcast, mas cadê a parte com os comentários de como é fazer o podcast e os erros de gravação prometidos no último podcast ???abraço !
Felipe, calma que ainda não saiu tudo 🙂
Coloquei um comentário no Youtube porque achei os vídeos lá primeiro. Comentei sobre as listagens que saíam na revista MICROSISTEMAS, principalmente o projeto MSXBUG, excelente programa em linguagem de máquina (codificado em linhas DATA do basic) que deu um trabalhão para digitar, mas valeu a pena. Quando ví as revistas do vídeo lembrei-me no ato daquelas aventuras com o teclado. Será que alguém ainda tem aquelas revistas com as listagens desse projeto? Vocês do Retrocomputaria chegaram a conhecer o projeto de transmissão de programas de computador pelo Rádio feito pela Rádio USP no programa CLIP INFORMÁTICA? Eu chequei a gravar uns dois ou três programas pelo rádio (gravava em fita cassete e depois carregava no MSX). Eles também transmitiram textos dessa forma. Chamaram de “o primeiro programa de rádio para surdos). Foi em 1987 ou 88, não me lembro exatamente. O programa ainda existe e o responsável ainda é o mesmo (Alexandre Fejes Neto). O site do programa é: http://www.radio.usp.br/programa.php?id=7
Sou co-autor do MSXBUG, publicado na Micro Sistemas. Hoje conversando com um amigo sobre o asunto resolvi procurar se havia alguma referencia na internet. Continuo muito orgulhos de saber que o MSXBUG fez parte da vida de muitos profissionais de informática do mercado de hoje.