Na RetroRio 2021, anunciamos a nossa iniciativa mais ousada, que é a troca do nome do site e podcast. De Retrocomputaria (“porque velho é o seu PC”), viramos Retrópolis (“A cidade dos clássicos”). Esta iniciativa começou efetivamente em janeiro de 2022, e ao longo do ano, estamos fazendo todos os acertos para a mudança, que é drástica e trabalhosa. Feeds, domínio, identidade visual… Muita coisa para ser mudada.
Também trocamos de hospedagem, visto que a hospedagem anterior era ótima, mas o custo era alto demais, em dólares americanos. E com a cotação atual, seria uma sangria no nosso nada nababesco orçamento. Foram meses preparando tudo, e ainda muita coisa acontecerá no futuro próximo.
Mas… Por que mudar o nome? Bem, por mais que gostássemos do nome antigo, é um nome que nos atrapalha nas nossas iniciativas para tentar trazer mais adeptos à nossa causa, a causa da retrocomputação. Investir em marketing direto com o nome antigo é deveras complicado. Um Facebook relacionaria a gente a palavreado de baixo calão, por exemplo. Logo, o nome novo (cujo registro foi feito no INPI), é mais marketeável (desculpe pela palavra inventada) e com isso facilita todo esse processo.
O domínio www.retrocomputaria.com.br está garantido até dezembro de 2022. O domínio padrão será www.retropolis.com.br, mas também são aceitos www.retropolis.net.br, www.retrópolis.net.br (com acento) e www.retrópolis.com (com acento). Depois… Somente Retrópolis.
Pensamos em fornecer certificados de naturalização para todos aqueles que quiserem ser cidadãos retropolitanos – sim, um script PHP safado faria isso – e explorar mais as possibilidades: Já pensou, um bairro MSX? Uma rua Commodore, número 64? E quem seria o Secretário de Planejamento Urbano?
Antes que alguém se aventure, já temos:
- Secretário de Cultura, que o músico e ouvinte Guilherme Mitmann, do projeto Super Clef Bros.
- Secretário de Segurança e Ordem Pública, que é o nosso amigo Rogério Belarmino – sendo que o subsecretário atende pelo nome de O Pacificador. Quem conhece, conhece. Quem não conhece, conhecê-los-á.
- Secretário de Educação, que é o Giovanni Nunes, autor e pauteiro de plantão.
- Secretário de Infraestrutura, que é o Ricardo J. Pinheiro, que também organiza as MSXRio e RetroRio, fisicamente falando.
- Secretário de Relações Exteriores… Nosso Dr. Venom, João Cláudio Fidélis.
- Secretário de Indústria e Comércio é o Juan Castro.
- Nossa cidade é parlamentarista. Logo, é governada pela Câmara Municipal, que contém cinco vereadores no momento. Vocês já imaginam quem são esses cinco parlamentares, certo?
Outros cargos estão vagos. Em breve apresentaremos o edital e quem quiser se candidatar, poderá fazê-lo.
Mas… E a Retrocomputaria? Bem, ela será sempre, nos nossos corações, a conversa na praça de Retrópolis, o bate papo que temos uma vez por outra com nossos ouvintes. Por iniciativa nossa, podemos continuar realizando a Retrocomputaria quando encontramo-nos online com ouvintes, leitores e participantes, para conversamos.