A maioria dos nossos leitores sabem que a série de monitores M1721A/M1921A são muito queridos por todas as comunidades retro no Brasil. Bem, não iremos falar todas as vantagens dos M1721A/M1921A, se você quiser relembrar, recomendamos uma lida nesse artigo aqui, do site do nosso chapa Victor Trucco. Mas ao mesmo tempo, ele tem um problema crônico, e que vale a pena corrigir logo. Vejamos a respeito.
O Edson Kadoya já tinha levantado essa informação no seu blog em 2012, e recentemente o FRS ativou o alerta amarelo na MSXBR-L, falando desse problema. Basicamente, os capacitores C202 a C206 da placa da fonte são de péssima qualidade, estufam e quando isso ocorre eles deixam passar alta corrente que frita dois osciladores FET da placa, podendo condenar a placa da fonte.
Quando isso ocorre, você pode ter algo como o que ocorreu nessa foto aqui embaixo (clique na foto para ampliar):
E aí, você terá que abrir o monitor para trocar os capacitores estufados e os dois osciladores FET. Se você agir a tempo, serão somente os capacitores. Segundo esse artigo no blog do Tabajara, os osciladores são os CCSD-32T-SM, e os equivalentes são os P2103NVG, que você encontra no eBay. Então, pode ser que você tenha um M1721A parado… Esse é um caminho para resolver o seu problema.
Mas digamos que o seu M1721A não está parado, está funcionando… Mas você quer se prevenir, trocar logo os capacitores da fonte dele. Como fazer?
O blog do Tabajara tem bastante informação a respeito, recomendo a leitura para complementar tudo que estamos dizendo aqui. E você terá que primeiramente, comprar os capacitores. São esses valores abaixo:
- 2 capacitores de 1000uF/25V
- 1 capacitor de 1000uF/16V
- 2 capacitores de 680uF/25V
- Usar 4 facas, para forçar simultaneamente as travas do pé, removendo-o. Essa é uma opção mais fácil caso você esteja em casa e/ou sozinho.
- Usar 2 chaves de fenda, e a ajuda de um amigo/filho/esposa/etc. Um força cada uma das travas dentro do pé, e o outro força a articulação do pé, para fora. Essa é outra estratégia.
Vale lembrar que as travas soltam ao pressioná-las para dentro.
Daí, solte a parte de trás (malditos encaixes) usando um cartão de PVC velho (daqueles que você não usa mais), e com o acesso à blindagem, remova os parafusos e procure a placa da fonte. Se você olhar o monitor por trás, fica do lado direito, no meio. Localize os capacitores (C202 a C206), dessolde-os e solde novos, lembrando da polaridade dos capacitores na posição certa. Se você soldar ao contrário, ao ligar vai ouvir um estouro – lá se foi um capacitor invertido pro saco.
Daí, monte-o novamente, e antes de ligar, faça um teste. Deu certo? Ótimo, remonte-o todo e seja feliz.
No último encontro de usuários de MSX em São José dos Campos (sim, estou devendo as fotos para vocês), fizemos o recap de 8 monitores, com o precioso auxílio do Edson Kadoya. Olha só a foto abaixo, e veja como estava os capacitores da fonte de um dos meus monitores (clique para ampliar):
Notou? Tudo estufando. Sim, iriam dar defeito em breve. Dos 8 monitores, 2 estavam com os capacitores estufados, e 1 monitor nem ligava mais. O saldo foi bem positivo, já que todos foram trocados, e o monitor que não funcionava, agora estava novamente alegrando seu dono.
Então povo, se você tem um M1721A e quer garantir ainda muitos anos de vida para ele, faça esse recap. Se você não tem conhecimento para fazê-lo, compre os capacitores na sua loja de eletrônica e converse com os funcionários da assistência técnica de monitores mais perto de você. Os monitores agradecem!
“Troque os capacitores” vem se tornando quase um mantra nas comunidades retro.
Sempre esses malditos! Outro que já está virando mantra: troque a bateria!
Eu diria melhor: Não troque a bateria, remova-a imediatamente. Melhor coisa.
Acho q o único MSX 2/2+ q eu tenho e q ainda tem a bateria, é o Philips NMS-8250. Mas eu já comprei um soquete p/ CR2032, e pretendo removê-la, colocando uma “pilha de relógio” no lugar.
Aliás, tenho q fazer a mesma coisa c/ a minha Mega-SCSI.
Se você tiver um Sony HB-F1XV, melhor dar uma olhada nele, tem uma bateria que mantem um dicionário Kanji em memória. Também já troquei as bateria das minhas MVS, tirei os tambores e troquei tudo por ML2032 (recarregável). Minha MegaSCSI já fiz faz tempo.
Boa lembrança, tinha esquecido dessa daí… Obrigado!
E vou procurar essas ML2032.
O audio do meu M1721A ja foi pro saco… estava convivendo com isso, mas esse do capacitor nao dá para deixar passar…
Algumas questões por curiosidade.
1ª – Já houve algum recall de msx e similares por falhas de hardware?
2ª – O que os fabricantes pensam , quando colocam componentes de qualidade tão duvidosa? Economia ou acreditam que não vá ter vida útil o suficiente para aparecer o desastre, digo, defeito?
Quem sabe eles darão a mesma desculpa do Antena Gate da Apple no passado.
” Você está segurando errado seu Iphone”.
Até onde sei, o único recall q eu vi de MSX (*) foi a atualização dos Experts 1.0 p/ 1.1, em 1986.
O q eles pensam? Titica, deve ser. Obsolescência programada, n compensa, ninguém vai querer guardar essa bodega e usar daqui a tantos anos… E por aí vai.
(*) E até onde sei, foi o primeiro recall da indústria brasileira.
Mas o que foi alegado? Defeito de hardware? Interferência magnética no bairro, impedindo os vizinhos de assistirem Roque Santeiro?
A Gradiente viu a maluquice que fez no Expert e junto com a Sharp criando a versão 1.1 do padrão, ou MSX-BR, adotando a tabela de caracteres e o jeito de acentuar e custeou a atualização daqueles que o desejassem, ou seja, o cara ia na autorizada e a ROM e algumas teclas eram gentilmente substituídas. — https://giovannireisnunes.files.wordpress.com/2016/02/expert1ponto0.png