[UPDATE] A saga do Omega MSX Computer parte 10: A galeria de fotos dos gabinetes.

Aqui eu resolvi colocar as fotos dos gabinetes do Omega que eu juntei, e ir comentando com vocês minhas opiniões a respeito. A maioria deles tem o projeto disponível na Internet, seja Thingiverse (o maior repositório de arquivos para impressão 3D do mundo), github ou em outros lugares. Na medida do possível eu vou passando os links também.

Grato ao pessoal do grupo MSXMakers por fazerem as correções, nos comentários.

Divirtam-se!

Gabinete para o Omega - impressão 3D

Este gabinete deixa o seu Omega com a cara do Panasonic FS-A1, e o arquivo está disponível no Thingiverse. Mas esse eu tenho receio, justamente porque o autor disse que ele mesmo não imprimiu o gabinete! Quem fará o laboratório?

Esse é o gabinete em acrílico, modelo slim, feito pelo próprio Sergey Kiselev. Esse é o gabinete que eu resolvi adotar para a montagem, com algumas modificações. Não é nada anatômico, admito. Mas me ganhou pelo tamanho pequeno.

Este gabinete foi apresentado pelo usuário Aivalahostia, do MSX Resource Center. Na verdade ele é uma variação do gabinete grande impresso em 3D, com uma cor… Exótica. As capas de teclas estão disponíveis na AliExpress, com esse aspecto de máquina de escrever antiga. Não posso dizer que foi algo de bom gosto, senão eu seria um mentiroso.

Esse outro gabinete é baseado num design feito pelo MSXMakers, de um gabinete maior, o que dá bem mais espaço para trabalhar dentro dele. Mas pelo visto ele não tirou o filme protetor… Mas na verdade o projeto não é o Omega, é o Artemisa. Outro projeto a ser investigado no futuro.

Esse é o design original do MSXMakers, que eu fiz referência acima. O gabinete é espaçoso o bastante para por um drive de disquetes dentro do micro, mas é fundamental colocar cabos extensores para as portas de joysticks. Ele está usando um cartucho iBolit, projeto original do grupo RBSC.

O usuário Hamlet, do MSX.org, adora fazer uns conceitos. Esse é um projeto de um gabinete conceitual pro Omega, montando ele no estilo Expert (ou Philips NMS-8250), com teclado separado do gabinete. Legal é, resta saber se funciona.

Mais um design baseado no gabinete comprido do MSXMakers, só que agora, com cores cinza, azul e preta. Ficou simpático, apesar daquele Omega grande no canto superior do gabinete. E olha o problema com o teclado: O F5 é de cor diferente dos F1 a F4. Mas ainda assim, gostei um pouco desse. Foi postado pelo usuário itozz, do MSX.org.

Esse gabinete não tem nada de muito novo. É o gabinete slim (com os grafismos sugeridos pelo Kiselev), num acrílico translúcido azul, e capas de teclas azuladas. Esse é o gabinete grande que eu mencionei, e que está no Thingiverse. Note que ele é maior, tem espaço para colocar as portas de joystick do lado direito, tem uma abertura para por um disk-drive debaixo do teclado (lado direito) e os botões. E tem espaço para por dois alto-falantes, na frente do teclado.

Aqui dá pra ver o gabinete em acrílico do MSXMakers em mais detalhes, e podemos ver sua disposição interna. Ele é mais baixo, é bonito, mas pra mim ainda é grande. Note que tem uma abertura para slots em cima e outra na traseira. Alguns gabinetes tem variações para quem quiser soldar um conector de cartuchos a 90 graus. Segundo o comentário enviado aí embaixo, este gabinete foi projetado pelo grupo MSXMakers antes do Sergey Kiselev liberar o projeto do gabinete dele. Notem que neste gabinete, o acrílico é dobrado, não cortado.

Agora, esse aí… É um gabinete carnavalesco. Talvez o proprietário seja torcedor do Flamengo, não sei… Mas tem um monte de coisas escritas, um leitor de fitas cassete embutido, como um CASduino MEGA (note o display no topo do gabinete). Mas ficou bem estranho. Projeto do MSXMakers, tanto que eles fornecem os desenhos para você personalizar o seu gabinete (não, obrigado!).


Mais um projeto de gabinete impresso em 3D. Esse eu não tenho informações, apenas que encontrei ele no RetroBrew Computers Forum.

Mais uma do gabinete XL do Omega, para imprimir em 3D. O estranho é a interface de drive com o flat cable indo pra dentro do gabinete.

Se eu fosse imprimir em 3D um gabinete do Omega, seria esse um dos favoritos. Ele tem a cara do SVI-728, da Spectravideo, é pequeno, discreto e é bem simpático. Mas não tem espaço interno.

Parece que tem gente fazendo adaptações de teclados de PC para o Omega, o que facilitaria para colocá-lo num gabinete separado, e aí usar teclados de PC nele. Bem, eu gosto do teclado “mecânico” dele, então… Essa imagem veio do usuário sillycony, do MSX.org.

Mais uma imagem de um micro com gabinete separado. Note o drive de disquetes e o slot ali separado. Eu acho que o flat do teclado vai se romper facilmente… Por isso que eu não me animo a ter um desses, por mais que goste de MSXs com teclados separados. Essa imagem veio do usuário soyod, do MSX.org. Não sei se ele montou o Omega dele assim ou só desenhou o conceito.

Outra imagem do gabinete XL impresso em 3D. Nada de novo, admito.

Encerrando a galeria, o Timur Alekseew montou um Omega dentro de um gabinete de um teclado Genius, de PC! Sim, é isso mesmo. Estranho, não?

Bem, volto a falar da montagem do Omega em breve. Vamos falar de teclados, de detalhes pequenos mas relevantes e… Problemas. Até lá!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

4 pensou em “[UPDATE] A saga do Omega MSX Computer parte 10: A galeria de fotos dos gabinetes.

  1. dear friends:
    Artemisa home computer is an MSX1 model to be build.
    The user who did this case in wood (not acrilyc) is Jordi Solís (an msxmakers member)
    Is a mod from the original acrilyc XL case for the Omega MSX.
    That’s why the Artemisa name is on the top of the case.
    Than you for your articles.

  2. One of the pictures shows a prototype case (unfihished) that we (msxmakers) tried to do bending acrylic.
    It tried to show a concept probe when nobody had any kind of case for the OMEGA MSX.
    (so this picture was published before the official acrylic Kiselev’s case born).

  3. Esse segundo gabinete XL branco tá lindo demais!
    Já que não vou conseguir montar um Omega tão cedo, tô pensando em fazer um gabinete (de madeira), embutir um teclado e meter um Raspberry Pi dentro (talvez incluir o adaptador para colocar cartucho e MSX na GPIO). Ficaria tipo o RPi 400, mas com visual mais retrô.

Os comentários estão fechados.