RetroRio 2022: T – 22 dias e contando…

Pessoal, estamos a pouco mais de 3 semanas da RetroRio 2022, e estamos aqui com a divulgação comendo solta.

Já mexemos nossos pauzinhos, já batemos nossos tambores, cobrando todos os favores que tínhamos a cobrar… Pra divulgar esse nosso evento, que depois de 2 anos, voltará a ser presencial.

Já colhemos alguns frutos na divulgação, e somos muito gratos ao Manual do Usuário e ao InfoWester por divulgarem nosso evento.

Para quem não conhece, o Manual do Usuário é uma iniciativa do jornalista Rodrigo Ghedin, que cobre o mercado de tecnologia sob uma ótica diferente, a da slow web. Lá você não lerá sobre o último smartphone lançado (e que já é velho), ou sobre as últimas tendências das redes sociais… Mas lerá artigos profundos e notas curtas, sobre o impacto da tecnologia em nossas vidas. Desde a história da Uber até as polêmicas de Elon Musk e o Twitter. Desde a 99 testando carros elétricos em São Paulo até… A RetroRio!

O Manual do Usuário é mantido por doações, inclusive a feita por este simplório escriba que vos fala. Logo, a publicidade é mínima e a independência editorial é enorme.

Os podcasts deles (Guia Prático e Tecnocracia) são excelentess, recomendo muito. E de vez em quando uma certa mente em baixa resolução escreve lá também, sobre Linux e dispositivos móveis. Ele não gosta muito de ficar falando do que faz… Mas eu falo, porque é um conteúdo muito bom.

Confesso que nessa fase do Retrópolis, com menos posts diários e mais material autoral, foi uma decisão que, para mim, foi influenciada por dois sites, o Manual do Usuário e o Interfaces (na verdade, na suas versões anteriores, ZTOP e ZUMO).

E quanto ao Infowester? Bem, eu sou professor, então vez por outra estou procurando conteúdos interessantes para passar aos meus alunos. E topei com o Infowester certa vez. Parei, li os artigos… E não é que são muito didáticos e fáceis de serem compreendidos? Muito bom.

Conversei algumas vezes com o Emerson Alecrim sobre divulgação das MSXRio, e ele sempre divulgou. Pra mim foi uma agradável surpresa encontrá-lo na equipe do Tecnoblog, mas o Infowester continua firme e forte. E eu recomendo muito, quando tive que tirar dúvidas sobre SSD M.2 (sim, eu precisava saber mais a respeito para por um segundo desses “discos” no meu Thinkpad T495, que já veio pra mim velho), foi lá que eu li e tirei todas as minhas dúvidas.

Recomendo fortemente a leitura, os artigos são muito claros, didáticos e bem explicados. O trabalho do Alecrim é ótimo e também merece ser divulgado.

Então gente, conforme a RetroRio vai se aproximando, eu vou colocando os links de divulgação do evento, e fazendo os devidos agradecimentos a quem nos divulga, além das recomendações. Como lembra sempre minha mãe (*) , dai honra a quem tem honra. E fica a nossa recomendação.

Aguardamos vocês na RetroRio! Nossa página está linkada aqui, e inclusive quem quiser ver fotos da gente por lá, no final da página tem os links para álbuns dos eventos anteriores.

Nos vemos no dia 6 de agosto, povo! Até lá!

(*) Lembra porque a frase não é dela, está na Bíblia, em Romanos 13:7.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.