RetroRio 2022


11º Encontro de Retrocomputação da cidade do Rio de Janeiro – RetroRio 2022
* * * EDIÇÃO (TALVEZ) HÍBRIDA * * *

TL;DR Em virtude da diminuição de casos da pandemia de COVID-19, a edição de 2022 da RetroRio será a princípio presencial, no dia 6 de agosto de 2022, das 9 às 18 horas.

  1. Introdução
  2. Motivação
  3. Infraestrutura
  4. Data
  5. Como chegar?
  6. Participação
  7. Programação
  8. Fotos dos encontros anteriores
  9. Lembrete

Introdução

Nós, aqueles que fazem o Retrópolis, estaremos realizando a décima primeira edição da RetroRio, o encontro de fãs de retrocomputação na cidade do Rio de Janeiro. Esse encontro, ocorrerá de forma presencial no dia 06 de agosto (sábado), das 09 horas até as 18 horas.

Motivação

Quase todos nós somos MSXzeiros, ou seja, fãs da plataforma MSX. Tornamo-nos amigos por causa do MSX, e já organizamos várias edições da MSXRio, desde 1997. Mas sempre queríamos ver, na Cidade Maravilhosa, encontros de outras plataformas. É sabido que já houve um grupo de usuários de Apple ][ muito forte no Rio, assim como ocorrem com razoável periodicidade encontros de usuários de Amiga, de CoCo, além de um encontro anual da lista Canal-3. Mas, e outras plataformas, como TRS-80, Atari ST, ZX-Spectrum, ZX-81… Será que eles não tem vez? Portanto, decidimos pegar o nosso know-how de tantas MSXRio e usá-lo, com o objetivo de realizar um encontro de retrocomputação na Cidade Maravilhosa.

É claro que sonhamos com um encontro nos moldes da RetroMadrid, mas de pequenos passos se fazem grandes percursos. E estamos dando os primeiros passos. Esperamos que você, fã desses micros clássicos e tão interessantes, nos prestigiem visitando-nos, participando e interagindo. Quem sabe não conseguiremos fazer uma RetroRio ainda maior em 2023?

Infraestrutura

Ao contrário do que fazemos quando organizamos a MSXRio, neste evento não levaremos nossos equipamentos, senão teremos um evento apenas de MSX! O que iremos fornecer serão extensões, tomadas, mesas e cadeiras (cedidas pelo espaço). O que esperamos é ver o maior número de máquinas únicas possível, e termos um dia único.

Se você quiser levar o seu micro clássico para o encontro, pedimos antes que você clique aqui e preencha o nosso formulário.

Data

Como dissemos antes, este encontro seria híbrido, com um dia online e outro presencial, ao longo do feriado de Corpus Christi. Mas por que mudou?

TL;DR: O site ficou fora do ar, migração para hospedagem nova, tudo novo. Ficou muito em cima da hora. Melhor adiarmos. Em 2023 pretendemos voltar ao modelo habitual, presencial de 2 ou 3 dias.

Como chegar?

  • O Centro Sócio Educativo Lar do Méier fica na Rua Garcia Redondo, 103, Cachambi. Se você vier de carro, há espaço para estacionar seu carro no local, a custo ZERO. Sim, “de grátis”! Mas as vagas são poucas, então chegue CEDO.
  • Se você vem de trem, é possível descer na estação de trem do Méier e vir andando até o local. Segue o caminho via Google Maps.

Participação

Se você quer participar, preencha esse formulário. Queremos saber o que você irá trazer para a RetroRio, para expor. Como dissemos anteriormente, temos o maior interesse em presenciar uma grande diversidade computacional. Deixe um e-mail de contato, que iremos contatá-lo para acertar tudo o que for necessário.

Programação

No dia 06 de agosto (sábado):

  • Encontro presencial, começando às 9 horas e indo até o último entusiasta.

E a palestra do Juan?

Bem, o povo quer saber… Então, a palestra dele (Hackeando o BASIC do TRS-Color Computer) será realizada, mas em outro momento oportuno.

Fotos dos encontros presenciais anteriores

Fotos e vídeos dos encontros presenciais anteriores podem ser vistas no nosso perfil, no Google Fotos:

2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019

Lembrete

E mais uma vez: RetroRio 2022 Data: 06 de agosto de 2022, das 09h às 18h. Local: Centro Sócio-Educativo Lar do Méier, na rua Garcia Redondo, 103 – Cachambi – Rio de Janeiro/RJ.

Não perca!