Você se acha um procrastinador? Pffft.

Pois eu vou lhe mostrar como os procrastinadores profissionais procrastinam. Vou tentar resumir o contexto ao máximo, mas senta que a história é longa.

1984: Sou contratado como estagiário na LZ Equipamentos, fabricante do Color64, clone do TRS-80 Color, mais conhecido como CoCo.

1985: Amei a máquina, aprendi linguagem de máquina Motorola 6809, domino as mumunhas do hardware e da ROM de BASIC, mas acho ridículo que o modo texto dele tenha míseros 32 caracteres por linha (o TRS-80 original tinha 64). Crio meus programas para a empresa usando um editor chamado Super Color Writer, que desenha caracteres na tela gráfica e portanto consegue exibir 64 caracteres por linha. Ou 51, com caracteres um pouco mais bonitinhos. Ou 85, se você realmente se odeia e não dá valor à saúde dos seus olhos.

1986: Desde ano passado estou com a ideia na cabeça: não seria legal se o BASIC pudesse operar nesse modo? Melhor resolução de texto, e poder fazer programas gráficos com texto usando simplesmente PRINT. Eu poderia alterar o BASIC. É uma trabalheira, mas sei como fazer isso. Taí, vou fazer…

…depois.

1987: A LZ deixa de trabalhar com a linha CoCo. Agora estou codificando um clone de MS-DOS e tudo que é 8 bits passa a ser coisa do passado. Memórias, nada mais.

1997: Graças ao MAME, conheço o fantástico mundo da emulação. Retrocomputação e Retrogaming passam a ser algo mais que memórias. Ainda que só existam “dentro da Matrix”, como simulações dentro de PCs (velhos) atuais.

2009: Para minha surpresa, fico sabendo que existe uma galera estranha aí que ainda usa e mantém máquinas de 8 bits – físicas! – funcionando! – e realiza encontros. Ah, maluco, eu preciso ver isso. Lá, conheço um povo que diz que está com planos de fazer um podcast sobre Retrocomputação. Informo que tenho umas histórias pra contar e, na hora que fizerem um episódio sobre uma certa máquina de 8 bits, quero participar.

2012: O bicho da retrocomputação me morde dicumforça e o vício maldito começa em abril, com a compra de um Hotbit. O tal do podcast já existe há dois anos e sou ouvinte assíduo. O episódio sobre TRS-80 Color finalmente acontece no segundo semestre e eu participo (parte A e parte B). No processo de lembrar dos detalhes, começo a ter ideias. O resultado é um programinha que deixo como Software Livre e finalmente implementa as melhoras no BASIC que planejei 27 anos antes.



2013: Começo a pensar em fazer uma versão em ROM, pra colocar junto do controlador de disco e já implementar essas melhoras ao ligar o CoCo, sem precisar carregar um programa.

2014: As versões preliminares dessa ROM alterada já funcionam, e…

…em abril, faço o primeiro rascunho deste post. Sim. Falei que era um procrastinador nível hard, vocês não acreditaram. Inception de procrastinação!

2021: A minha ROMzinha alterada continua progredindo, ela agora existe como um patch para o HDB-DOS, uma versão turbinada do Disk Extended Color BASIC para CoCo 1 e 2, com várias outras melhoras e até backport de algumas features do CoCo 3. Como, por exemplo, o comando LOCATE, um timer de maior duração, e suporte a joystick de dois botões.


Epílogo Cena Entre-Créditos: O que finalmente me motivou a mexer meu traseiro gordo e fazer este post foi uma publicação da minha amiga Ieda Yamasaki no Instagram, na qual ela mostra, vejam só, um bordado de Pato Donald que ficou 40 (!!!) anos incompleto. Sim, só tem procrastinador profissa aqui, deixar pra semana que vem é pros fracos. Ela escolheu deixar a obra dela incompleta, a título de simbolismo. Eu escolhi completar as minhas, também como (mas não somente) simbolismo. Alguns negócios inacabados são mais complicados que outros.

Agora pra acabar, juro Cena Pós-Créditos: Pretendo fazer outros posts sobre o Color BASIC turbinado, com mais detalhes e dicas para usuários de CoCo. Pra começo de conversa, onde baixar o código-fonte e/ou as ROMs, e quais são exatamente as alterações feitas. E ainda tem coisas a serem feitas. Por exemplo, quero implementar ON ERROR GOTO, uma capacidade fundamental que os CoCos 1 e 2 não tem, só o 3.

Só espero não levar mais 27 anos pra isso.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

11 pensou em “Você se acha um procrastinador? Pffft.

  1. Você disse “só espero não levar mais 27 anos…”. Era mais ou menos EXATAMENTE a pergunta que eu iria te fazer quando li a frase retro mencionada. Eu só trocaria o “levar” por “procrastinar”. Realmente nível very hard extended mode!

  2. Parabéns, Juan!
    Procrastinou, mas entregou.
    Eu também tinha um projeto relacionado com microinformática lá pelos idos de 1987/88: fazer um game com música de fundo.
    Procrastinei e procrastinei…
    Só coloquei algo em prática este ano (e apenas porque encontrei as partes prontas, só tive de juntar). Contei um pouco sobre isso lá nos comentários da seção “Fale Conosco” deste site.
    Que essas experiências inspirem outros procrastinadores a dar o próximo passo!

  3. Rapaz!!! Parabéns!!! Estou impressionado com algum notáveis/ocultos da informática dos anos 80 que não desistiram e ainda vivem entre nós! Pra se ter uma idéia, tenho ex-colegas de trabalho da época que desistiram e, há muito, se dedicam a outras Ramos de atividades, desde criação de galinhas, passando por realizadores de eventos e chegando a corretores de imóveis. Deus me livre de desistir do contato direto com a tecnologia. Saúde e paz pra todos nós!

  4. Juan
    Tenho vários projetos em desenvolvimento e sei muito bem o que é procrastinar, rsrs.
    O objetivo de um projeto de Hobby nem sempre é o término do projeto. Muitas vezes (na maioria delas) estamos experimentando uma idéia, que acaba sendo encapsulada num “produto final”. Daí quando se termina de desenvolver a idéia o produto final perde força, e só vai ser retomado quando surgirem novas idéias que o envolvam.

    1. Geinducéu, será que iniciei uma tendência??? Parabéns! Queremos mais disso! Só não espera até 2029 pra instalar o 74LS32, tá?

      1. Creio que sim, mas pelo episódio do CoCo3. Fiquei surpreso com a coincidência do post da procrastinação, rsrs. Pode ficar tranquilo que não vai levar até 2029 pra eu colocar o LS32 e fazer o mod de video

Os comentários estão fechados.