E os links que foram divulgados na Conversa na Praça em Retrópolis?

Na última RetroRio, tivemos uma conversa muito produtiva, onde foram citados vários conteúdos interessantes relacionados a retrocomputação, e na medida do possível eu coletei, copiei e estou trazendo agora para vocês. Divirtam-se!

Livros

  • Um livro que sempre citamos é o Fire in the Valley, que fala sobre o início da computação como nós a conhecemos: Os clubes de computador dos anos 1970, os pioneiros, as pessoas que pavimentarem esse caminho todo. De Jack Tramiel (nosso patrono) até Ed Roberts, da MITS, passando por, é claro, Bill Gates e Steve Jobs. Existe uma edição de 1999, mas na Amazon tem uma edição mais nova, de 2014. Ah, eu achei na Estante Virtual a edição de 1999, caso alguém queira comprar.
  • O Marcelo Sávio também indicou um livro, chamado TOO BLUE!: The IBM PC from an Acorn to a Renegade. Tem em ebook (Kindle) e em capa comum, mas só em inglês. Esse livro narra a história da criação do IBM-PC e da equipe de engenheiros que o projetou (The Dirty Dozen), mesmo antes de Bill Gates ser conhecido por todos, e antes mesmo da Apple ser o que é. Não li, mas parece muito interessante.
  • Tem o famoso livro da história do CoCo, o CoCo: The Colorful History of Tandy’s Underdog Computer. Esse está BEM caro por aqui, mesmo para o Kindle. Nesse livro do Bill Loguidice e do Boisy G. Pitre, eles contam a história completa do Tandy Color Computer, o CoCo (que aliás, a versão 3 é assunto desse mês no nosso podcast, ouçam). Nesse livro, inclusive, o Juan Castro e nosso chapa Daniel Campos colaboraram com conteúdo a respeito do mercado brasileiro: Prológica, CODIMEX, LZ… Mas o Juan se conteve e não mencionou o design italiano.
  • O Giovanni colocou um livro na mesa que por si só já fica em pé sozinho: The New Apple II User’s Guide, que só saiu em papel, importado e não tem na Estante Virtual (boo). A edição nesse link tem quase 800 páginas, mas acredite, a edição mais nova (de 2017) é ainda maior. Tudo sobre Apple II em um lugar só.
  • E por último mas não menos importante, eu citei o meu livro sobre MSX-DOS, “O MSX-DOS Revelado”, que alguns de vocês adquiriram, inclusive depois do evento (obrigado, Alan!). Ainda tenho alguns exemplares dele para vender em papel. Se você tiver interesse, aproveite enquanto eu tenho alguns.

Filmes e séries de TV

  • Eu falei e o Marcus indicou também uma série de 4 temporadas (com 10 episódios cada), chamada Halt and Catch Fire. Eu fico nessa vida bandida de ficar só vendo vídeos de restauração no YouTube e não vejo o que deveria assistir… Bem, essa série está disponível na Globoplay e fala numa versão para Hollywood, com outros nomes, do início da computação pessoal. Eles focam na história da Compaq, embora não admitam isso (o produto revolucionário, dizem, é o Compaq Portable).
  • Outro conteúdo é um filme contando a história da Compaq, chamado Silicon Cowboys. Aqui falam mais claramente do Compaq Portable, do início da empresa, e é um documentário. Mas não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
  • Em compensação, na Netflix temos a série documental GDLK, que fala de videogames clássicos e fala sobre as mentes por trás dessas criações. São 6 episódios, de 2020 e cada episódio foca em um conteúdo: Space Invaders e Pac-man; Nintendo; RPGs de computador; Sega com o Mega-Drive e o Sonic; Street Fighter e Mortal Kombat; e o 3D, com Wolfenstein 3D e Doom.

Apresentações

  • O Marcelo Sávio nos brindou com uma apresentação que ele fez sobre a história da microeletrônica, falando sobre essa revolução que presenciamos ao longo dos últimos 50 anos. Esta é uma apresentação que ele fez baseada no livro Fairchild Semiconductor and its influence, de Christophe M. P. Lécuyer. Eu preciso parar e acabar de ver ela toda.

YouTube

  • O Eduardo da Opcode Games nos indicou esse vídeo aqui, da fase 2 do Gradius. Está aí embaixo. E somos obrigados a concordar, um dos melhores jogos de todos os tempos.

Compras e vendas

  • Indiquei a loja do nosso amigo Victor Trucco quando falei da RGB2HDMI, e das minhas aventuras para fazer com que ela funcione de forma bem bacana nos MSX. O Trucco vende o kit completo, ou partes dele, além de outros itens. Olha… Compensa. No futuro teremos postagens a respeito aqui, aguardemmmm.
  • O Juan decidiu se desapegar de boa parte da (vasta) coleção dele – aliás, essa é outra história com início triste, meio complexo e final feliz que com a devida autorização dele, contarei em uma das nossas Conversas na Praça. Bem, dêem uma olhada na lista. Todos os preços são negociáveis, tem muita coisa por lá… E se você quiser algo, você pode tratar com qualquer um dos que estão listados na planilha (eu sou um deles). Muita coisa já foi vendida, mas ainda tem muitos itens disponíveis: livros, cartuchos, micros, periféricos, etc.

E por último, para vocês verem o que eu passo na minha profissão, essa tirinha do PHDComics. Podem rir, eu deixo.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.