Agora o Amiga 500 ganhará uma versão mini.

A onda dos mini consoles andava meio calma. Depois do  Atari FlashbackTHEC64 MiniNES Classic Edition, do SNES Classic Edition, do NEOGEO Mini, do (ZX-Spectrum) Vega+, do PS1 Mini e do PC-Engine Mini, parecia que nada mais viria nessa linha. Quer dizer, poderia ter um MSX mini, mas com qual gabinete?

Mas a Retro Games, a mesma que lançou o THEC64 Mini e sua versão em tamanho natural, THEC64, decidiu que é hora de lançar uma versão mini do Amiga 500. Pois então, está vindo aí o TheA500-mini.

Esta versão em miniatura é (claro) um emulador que virá com 25 jogos do Amiga para você jogar, entre eles Alien Breed, Another World, Chaos Engine, Simon the Sorcerer e Worms. Por enquanto a lista tem 12, os outros 13 depois serão anunciados.

O emulador rodará jogos para as arquiteturas ECS/OCS/AGA, ou seja: A500, A600 e A1200. Será possível salvar o jogo e voltar do ponto onde parou, saída em 720p, filtro CRT (para quem gosta de scanlines, o que não é o meu caso), teclado virtual mas com suporte a teclado USB…

E assim como com o THEC64 Mini, é possível carregar jogos a partir de um pendrive, com suporte ao WHDLoad. Ele vem com uma réplica de um mouse Amiga de 2 botões e um joypad do CD32 (sssh, não espalha).

Antes que vocês se animem, o preço deverá ser em libras, já que a Retro Games é da terra dos súditos da rainha. E ainda não foi anunciado. Então, aguardemos.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.