Episódio 122 – ZX Spectrum & Cia Ltda – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 122 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Ainda não havíamos falado do filho mais querido e colorido de Sir Clive Sinclair… quer dizer, este não é um podcast sobre mobilidade urbana, então não vamos falar do Sinclair C5, mas sim da linha ZX Spectrum.

Nesta parte do episódio

Previously in Retrocomputaria, o prólogo, o Computer Literacy Project (é, voltamos a esse assunto) e, finalmente, do ZX81 Colour… ops, ZX82… quer dizer, ZX Spectrum.

Falamos do Ato I (A Era Clive Sinclair) e do Interlúdio (QL e C5)

Links do podcast

Música de fundo

Este é um episódio sobre ZX Spectrum, né? Já sabe o que vai tocar.

Ouvindo este episódio offline

Baixe o ZIP, descompacte e ouça com seu tocador de música preferido.

Onde este episódio (e todo o Retrocomputaria) está disponível

Os episódios do podcast estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Seu comentário é o nosso salário

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

3 pensou em “Episódio 122 – ZX Spectrum & Cia Ltda – Parte A

  1. Excelente episódio!
    Os projetos de hardware feitos pela comunidade para os speccies são tão abundantes quanto os de software, quer sejam eles originais ou apenas uma releitura de projetos existentes, pois ao contrário de outras linhas de micros clássicos, a maioria dos projetos de hardware é aberta, dando à comunidade a oportunidade de construir seus próprios periféricos e de trazer de volta melhorias.

  2. Foi através de um TK-85 que entrei neste mundo da computação há mais de 30 anos atrás, e ainda hoje sinto um grande prazer ao mexer com ele e o universo Sinclair extraindo tudo o que é possível da sua capacidade, o que exige inventividade… Acompanhando

  3. Impressora sinclair ok compatível… mas o que dizer das led-interface e bit-interface (IED nr 10 pg 8, nr11 pg 48) e as expansões TKPLACs em Microssistemas. Serviam ou não pros Spectrum?

Os comentários estão fechados.