Episódio 118 – Windows, os primeiros dez anos – Parte B

Bem-vindos ao episódio 118 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Esse Windows 10 aí… não, ele não nasceu ontem. E este episódio é para contar os primeiros 10 (tá, 12) anos do ambiente/sistema operacional gráfico da Microsoft.

Nesta parte do episódio

Continuamos na família Windows 3.x, não sem antes dar mais uma passada no OS/2; depois, vamos no Windows NT 3.x e tomamos os caminhos de Chicago e Cairo rumo ao Windows 95.

Links do podcast

Música de fundo

Músicas de vários jogos CGA e provavelmente CANYON.MID e PASSPORT.MID.

Ouvindo este episódio offline

Baixe o ZIP, descompacte e ouça com seu tocador de música preferido.

Onde este episódio (e todo o Retrocomputaria) está disponível

Os episódios do podcast estão, como todo o conteúdo do Retrocomputaria, em muitos lugares: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Seu comentário é o nosso salário

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

5 pensou em “Episódio 118 – Windows, os primeiros dez anos – Parte B

  1. Prezados, excelente episódio, tanto o lado/parte A quando o lado/parte B.

    Tive contato com máquinas com Win 3.11 for Workgroups em frente. Já no ramo “Neanderthal Technolology” fui usuário do 2000 e não queria de forma alguma migrar para o Xuxa Park (XP) por considerar ele desnecessariamente pesado e cheio de perfumarias.

    Além disto, tenho de recordação/punição o manual do DOS 6.22/Win 3.11. Que fica ao lado de minha única peça de hardware retro, uma calculadora Casio FX580P e do CD-ROM do Star Office 5.2.

  2. Excelente episódio… lembrei de uma gambiarra usada na empresa quando eu era estagiário: usar um Windows 3.1 for Workgroups instalado e no autoexec.bat marretava uma data antiga para a licença funcionar…kkk … um 486 com incríveis 8 Mb de RAM.

    1. Era versão demo então? Eu não lembro de nessa época existirem Windows com licença por tempo determinado.

      1. Lembro de ter uma versão do Windows NT 3.51 de demonstração, CD que foi encartado numa edição da Byte (ou era PC Magazine?).

Os comentários estão fechados.