Sábados de calculadoras: Ken Shirriff viola a intimidade de uma Sharp QT-8D

A QT-8D da Sharp foi a primeira calculadora a usar circuitos integrados de alta densidade (MOS). Não tão alta, no entanto. A tecnologia da época ainda não permitia colocar uma calculadora inteira num chip, então as funções dela estavam distribuídas em cinco: um chip para a aritmética, um para o ponto decimal, um para o teclado e display de 8 (8? Sim, 8) segmentos, um de controle, e um de clock.

Ken Shirriff, aquele em cuja presença Todo Silício Será Desnudado, resolveu esmiuçar o chip de clock. Clique aqui para os detalhes sórdidos.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

2 pensou em “Sábados de calculadoras: Ken Shirriff viola a intimidade de uma Sharp QT-8D

  1. Saiu a notícia aqui antes do que no hackaday hein?
    Eu tenho uma calculadora dessa epoca que adquiri numa feira do rolo mas infelizmente as baterias ja haviam vazado inutilizando praticamente todo seu interior.

  2. Por incrível que pareça CIs para calculadoras são o que devíamos dominar ANTES de confiar em math-packs, cordic e algoritmos fudebas.

    Um louco de UK comentou certa vez se daria pra processar em base babilônica e, eu inocente, acabei modelando um quimera inútil.

    Mas vale cada minuto gasto pra entender essas tranqueiras.

Os comentários estão fechados.