Mosca Branca do dia: LUNA-88K² e D/CAS

Workstation UNIX japonesa de 1992, baseada no 68030 88100 da Motorola. Até aí, interessante, legal, mas nada de mais. O tchan está no armazenamento.

Ele usa um bixistranho chamado D/CAS, que parece um filho bastardo da fita cassete clássica e da DAT. Tem exatamente o mesmo formato do cassete normal, com algumas diferenças visuais bem sutis:

  • Um chanfro na parte de cima, para o leitor poder recusar cassetes normais
  • A aba de proteção contra escrita é diferente (e reversível)
  • Não tem o feltro que empurra a fita contra a cabeça num cassete normal

Cabem 160 MB numa fita, o que para 1992 é bem aceitável. Veja as fotos:

(Via Tube Time, que retuitou de Kenji Aoyama)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

5 pensou em “Mosca Branca do dia: LUNA-88K² e D/CAS

  1. A pergunta que não quer calar é: Se vc fizer as devidas modificações cosméticas numa fita cassete comum, funciona ou não funciona?

    1. Duvido muito. Acho q externamente é parecido, mas internamente é q nem os cabelos daquele comercial: Quanta diferença!

    2. Sem chance. O material magnético da D/CAS é muito diferente. Seria que nem tentar formatar um disquete de 360K no formato 1.2M.

    3. De acordo com o verbete para D/CAS na Wikipédia as unidades podem ser utilizadas em gravadores caassete comuns mas como o material magnético é diferente a qualidade da gravação seria muito ruim.

Os comentários estão fechados.