Minha side-quest, o livro sobre MSX-DOS!

Ontem falei do baralho, né? Hoje eu queria falar um pouco desse que é o meu projeto do coração, o livroO MSX-DOS revelado“, de minha autoria.

Tudo começou quando fechei a série de artigos para a Clube MSX, falando do MSX-DOS, Nextor, utilitários. Juntei tanto material… E aí veio o estalo: E se eu transformar isso tudo em um livro? Falei com o Mario Cavalcanti, e ele botou a maior força na ideia, inclusive me liberando pra fazer o livro e vender por conta própria. Afinal, eu tinha escrito os artigos para a Clube MSX, então o material era da Clube MSX, não meu. Mas o Mario me liberou. Ótimo.

Eu queria fazer algo especial, no espírito dos livros sobre MSX da editora Aleph, que eu ganhava de presente de Natal e lia com voracidade ao lado do meu Expert 1.1. Então comecei a pesquisar, ler e escrever. Eu já escrevi nove e-books para a Hostnet, onde trabalhei de 2010 a 2018. Mas nunca um material tão grande como esse.

O livro foi todo escrito por mim, e segui a máxima do grande escritor (e meu herói literário, C. S. Lewis): Escreva sobre algo que você gostaria de ler. Reuni toda a informação que eu tinha publicado, pesquisei muito no MSX Wiki, me debrucei sobre os MSXs e no OpenMSX para testar e verificar cada variável de ambiente, cada função interna, para garantir que estava falando tudo certo.

Conversei com alguns amigos. E tive as ajudas mais do que fantásticas do Cesar Cardoso e do Rodrigo “Spy” Domingues na revisão (mas na prática eles foram editores, sugerindo o que colocar e o que alterar); do João Cláudio “Dr. Venom” Fidélis sendo o capista; e do Alfredo Henriquez, experiente diagramador e MSXzeiro residente em Campinas, para diagramar o livro.

Gostou da capa? Eu também. Eu adorei. Elas são versões da MSX-DOS tan, que vocês já devem ter visto por aí. Eu vi a primeira, da capa, e me encantei. Na hora, disse que essa seria a imagem da capa. Vi a da contracapa, dela deitada, com um Sony MSX 2+ HB-F1XDJ do lado, um OCM do outro, umas MSX-Fan… E quis pra contracapa. Aí eu fui procurar o autor. Deu um certo trabalho, mas consegui falar com ele no twitter, e ele me autorizou a usar as imagens nas capas do livro (está com dúvida? Olha no meu Tuíter). Claro que, devido à minha prolixidade, eu queria enfiar texto na contracapa. Mas sosseguei a alma e decidi que deveria ter lá apenas a imagem dela no fundo.

E eu quis fazer tudo o que manda o figurino. Então fui no site da Câmara Brasileira do Livro e adquiri um ISBN (International Standard Book Number), código de barras e ficha catalográfica. Nessa brincadeira, foram quase R$ 120. Mas vale a pena, este é um livro registrado sob minha autoria, na CBL, podendo inclusive ser indexado em bibliotecas.

A ideia era lançar em formato digital apenas, mas conforme a coisa foi crescendo, me empolguei com a ideia de fazê-lo em papel. Haverá uma edição em e-book, que eu ainda não decidi como será disponibilizada, se será no Mercado Livre em PDF, na Amazon em epub ou outra estratégia. Estou aberto a ideias.

O livro tem 220 páginas, deu muito trabalho para escrever mas um prazer imenso também. Espero que você se anime a comprá-lo também, além do nosso baralho. A campanha fica no ar até dia 10 de outubro. Este livro é para usuários iniciantes, intermediários e avançados. Estou cobrindo nele tudo que eu achei a respeito do MSX-DOS 1, do MSX-DOS 2, do Nextor, do MSX-DOS Tools, das extensões do BASIC para uso de drives (Disk-BASIC 1.0, 2.0 e 3.0), dos utilitários do sistema, além de ter dicas e macetes para um melhor uso do seu MSX. Certamente este é o livro mais completo sobre o MSX-DOS feito no mundo, e é um livro para ser colocado do lado do micro e usá-lo.

Minha meta é entregar todos os livros até o dia 31 de dezembro de 2020, também conhecido como a porta de saída desse ano muito louco que todos estamos vivendo. Acrescentei recompensas do grupo MSXRio, como camisas, canetas e cordões, que eu posso mandar junto. Claro, o dinheiro do livro é para mim, mas o dinheiro das camisas, cordões e canetas vai pro caixa do grupo MSXRio, tão combalido em 2020 com a falta de encontros.

Livro em formato digital… Somente depois da entrega das recompensas impressas. O prazo é dilatado, justamente para dar tempo de fazer tudo com calma e garantir que todos os participantes recebam suas devidas recompensas, mesmo com atrasos dos Correios, coisa e tal.

E se você quiser esperar pra comprar depois… Bem, após a entrega de todas as recompensas e o encerramento da campanha, é possível que o livro esteja disponível para venda direta, tanto em meio impresso quanto em digital. O preço será mais alto do que a campanha, então se eu fosse você, garantiria logo agora. E a sua cópia ainda vai com dedicatória, caso você queira.

Bem, é isso. Espero que vocês gostem e comprem o livro. Novamente, o link tá aqui: https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-msx-dos-revelado . Falo como foi a campanha depois do dia 10 de outubro, quando ela fecha.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

5 pensou em “Minha side-quest, o livro sobre MSX-DOS!

  1. Antes de mais nada, PARABÉNS!

    Conhecendo o autor como eu conheçco, não tenho a menor dúvida de que o livro estará acima de todas as expectativas, tanto em termos de conteúdo quanto em qualidade geral de acabamento! Vai com certeza deixar muitos outros autores com inveja! 😉

    Fora isso, eu gostaria de expressar minha satisfação em ver um colega que respeito muito concluindo um projeto desta magnitude. Muitos pensam que é fácil escrever um livro, mas não é! Ainda mais um livro técnico. Parabéns, Jurczyk, por vencer esta importante etapa na sua carreira profissional e pessoal (nada melhor do que celebrar as duas vitórias juntas, não é mesmo?). 😀

    Tenha certeza que vou comprar o livro. Mas, o meu eu quero em formato impresso com autografo do autor! 🙂

    Finalmente, uma opção interessant para a distribuição digital e impressa é o ISSUU (https://issuu.com/). Eu imagino que não seja muito popular no Brasil, mas no exterior é bastante respeitado e oferece excelente opções para publicações de todos os tipos.

    Boa sorte e muito obrigado pelo seu incrível trabalho, em especial por ser este focado no MSX, o que o coloca o livro ainda mais perto do coração!

  2. É apenas para o Brasil? Sou de Espanha e gostaria de participar e receber também o meu livro, mas não sei se o autor o enviará para Espanha?

    1. Oi FranciscoAr, você não é o único interessado no envio para o exterior, já recebi outros pedidos.

      Acontece que o custo do frete aumenta, então teríamos que acertar a diferença desse frete.

      Pelo que eu vi, no site dos Correios, o custo não é tão alto como eu imaginava, já que o livro será enviado como um documento, e o custo é bem mais baixo do que o envio de uma encomenda para o exterior. Podemos ver isso sim.

        1. Eu mandei por e-mail, mas calculo que o preço subiria em no máximo R$ 35.

Os comentários estão fechados.