Atualizações do MSXdev!

Quando comecei a redigir o post falando da MSXdev, eram 16 jogos. Durante a confecção, aumentou para 18. E depois para 19! Foi publicado e… Agora são 21 jogos! Com isto, o MSXdev 2020 se equipara ao MSXdev 2005 em número de concorrentes. E o melhor, há dois concorrentes do Brasil!

O primeiro concorrente brazuca é o jogo Pacific, do André Baptista. É um shoot n’ up, ao estilo do clássico 1942, da Capcom. Tem uma fase de treinamento, muito avião voando, power-ups… Achei muito bom, e achei difícil. Mas eu não conto. Como vocês todos sabem, eu sou um pereba.

O segundo concorrente é o jogo Bloody Mary, feito pela Tábata Galvez Angelo, uma jovem programadora de 10 anos de idade. Eu falei certo, DEZ ANOS DE IDADE. Ela virou meio que o chaveirinho da galera. A Lady Darkbite (a alcunha da senhorita nas interwebs) é filha do Danilo Angelo, MSXzeiro de longa data e que tem feito muita coisa em termos de desenvolvimento para MSX. Estimulada pelo pai, ela começou a mexer com BASIC, escrever uns joguinhos… E agora ela tem um canal no YouTube e fez a sua inscrição para o MSXdev. Pronto, a garotinha acabou de sambar na cara de toda a sociedade que fica dizendo “ah, eu não consigo fazer um jogo pra MSX” ou “ah, quem me dera“…

Nesse jogo, a personagem principal, Mary, tem sede. Muita sede. E é de sangue (entendeu o nome do jogo?). Então você tem que dar pra Mary quantos copos cheios para ela beber, antes que o tempo acabe. O problema é que a Mary fica mudando de posição no cenário após alguns segundos, então você deve se mover bem rápido para encontrá-la e entregar-lhe o copo.

Agora, uma última coisa… Você quer testar os jogos? Pois o Arnaud de Klerk, também conhecido como File Hunter, disponibilizou no seu site a opção de você jogar todos os jogos do MSXdev (inclusive os de 2020) online, usando o fantástico emulador WebMSX, do Paulo Peccin. Clique aqui para ir lá e conferir o Bloody Mary, o Pacific e todos os outros jogos.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.