MSXdev a toda!

Nesse ano de 2020, um dos revezes da pandemia do novo coronavírus é que todo mundo está mais em casa. Seja fazendo home office, seja fazendo curso online… Muita gente está entediada, e resolveu arrumar algo para fazer. No caso de programadores MSXzeiros, eles resolvem arregaçar as mangas e criar alguma coisa para a sua plataforma do coração.

O resultado é que a MSXDev 2020 será um dos maiores de todos, com 19 jogos concorrendo ao primeiro prêmio.  Este é o segundo maior concurso em número de inscritos até aqui, empatado com 2006 (19 inscritos) e ultrapassado pelo concurso de 2005 (21 inscritos). Como a inscrição de jogos ocorre até amanhã, dia 31 de julho, é possível que apareça ainda mais algum retardatário: Eu estava escrevendo este post com 16 jogos em mente, entrei no site para conferir… Aumentou para 19.

Vamos a algumas curiosidades… E eu gosto delas:

  • O concurso MSXDev já deu à comunidade 177 jogos novos para MSX, em todas as suas edições.
  • Todos os jogos são gratuitos, e alguns inclusive foram lançados em versões mais completas em cartucho, seja pela Matra (26 jogos), MSX Cartridge Shop (8 jogos), ReproFactory (3 jogos) ou pela Retroworks (2 jogos).
  • O concurso já aceitou jogos de MSX 2, numa categoria à parte. Mas sempre teve o foco no MSX 1. Isto é um pouco polêmico, pois não dá a oportunidade dos programadores explorarem o potencial do MSX 2 e superiores… Mas em compensação produz jogos para a variante mais comum do padrão MSX.
  • Em termos de jogos para MSX, 25 jogos tem apenas 8 kb; 47 jogos são de 16 kb; 60 jogos tem 32 kb (o maior número); 18 jogos de 48 kb; 7 jogos tem 64 kb; 8 jogos tem 128 kb (MegaROM); 1 tem 1024 kb e 1 tem 4096 kb (4 Mb! E eu joguei, é muito bonito);
  • Ainda tem dois jogos que são classificados como 8/16 kb, um não tem o seu tamanho definido e um tem 111 kb.
  • Quanto aos autores, a AG Software teve 10 jogos submetidos; a CEZ teve 5 jogos submetidos, assim como o grupo Imanok; o Dioniso teve 7 jogos submetidos; o grupo de demos dvik & joyrex submeteu 4 jogos, assim como a TNI, o GW’s Workshop (japonês), a Paxanga Soft, a RELEVO Videogames e o Germán Gómez Herrera; . Mas o recordista é a Karoshi Corporation, com nada mais nada menos do que 12 jogos submetidos. Há também várias outras submissões, de 1, 2 e 3 jogos.

Bem, se você quiser baixar os jogos, já está disponível no site do concurso. Aí você pode ir em cada post e baixar. Tem de tudo: shoot n’ up, luta, quebra-cabeças, plataforma… Muita coisa pra se divertir! Agora, se você quiser colaborar com o concurso fazendo uma doação, você pode fazê-lo clicando aqui.

Vida longa aos concursos de desenvolvimento!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.