RetroRio 2020 vem aí… Primeira novidade!

Como vocês já sabem, a RetroRio 2020 será online. O evento ocorrerá de forma remota no dia 15 de agosto, das 10h às 18h. Durante a manhã a quadrilha que comete o Retrocomputaria estará disponível para um bate-papo no nosso servidor no Discord. De tarde, teremos palestras no Youtube. E hoje, faltando três semanas para o evento, falaremos da primeira palestra.

A ideia é que as palestras tenham duração máxima de 75 minutos, com 45 minutos de falatório e 30 minutos para perguntas, opiniões, correções, etc. Daí, um intervalo de 15 minutos será dado, e a próxima palestra ocorrerá exatamente 90 minutos após a anterior.

Entendido? Então, vamos falar da primeira palestra!

Às 14 horas, teremos a palestra deste pateta que vos fala, intitulada “Motores novos para nossas máquinas clássicas“, onde falaremos de sistemas operacionais. Sim, o que tem sido feito em termos de OS para essas máquinas que tanto amamos. Não falaremos só de MSX (aliás, falaremos pouco de MSX), mas também falaremos de NetBSD, Amiga OS, Sparta DOS X, CP/Mish (hein?), NitrOS-9… E porque não… Nextor também. Iremos falar sobre tudo de novo que tem aparecido para as máquinas clássicas, desde versões novas de sistemas antigos até sistemas novos, com e sem interface gráfica. Se para mim tem sido uma grande descoberta, assim será para vocês também.

E após esta palestra, teremos o anúncio de algumas surpresas!

Então, o que vocês acham? Interessante? Então já marquem na sua agenda: Dia 15 de agosto, online. E para maiores informações, acompanhe a página do evento. 🙂

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.