Apple, ARM e desktops: juntos desde 1987, ou 1990, ou talvez 1997

Hoje essa Apple que está aí, que fabrica espertofones que já nascem velhos e PCs que já nascem velhos – apesar de muita gente jurar que não, no que evidentemente estão errados – tem um evento para programadores que, segundo a especulação da imprensa especializada em fofocas tecnológicas, anunciará que botará no mercado um Macintosh com chip ARM.

Não vamos entrar no fato que, caso se confirme, esta é a quarta mudança de chips do Macintosh, e que desses quatro chips só um nos interessa aqui, que são os 68000; só queríamos avisar aos que chegaram ontem nessas bandas que:

Acorn Archimedes A310 rodando RISC OS 2. Original no Chris's Acorns
Acorn Archimedes A310 rodando RISC OS 2. Original no Chris’s Acorns
Acorn Archimedes A4. Original no Chris's Acorns.
Acorn Archimedes A4. Original no Chris’s Acorns.
  • Em 1997, a Apple lançou seu, até agora, único laptop com ARM; o eMate 300 não rodava System, mas sim Newton OS, e era voltado para o mercado educacional, mas em termos visuais não podia estar mais longe dos PDAs Newton.
Apple eMate 300, fotografado por Ryan Schultz e disponível na Wikimedia
Apple eMate 300, fotografado por Ryan Schultz e disponível na Wikimedia

Para terminar, em uma prova que o mundo não dá voltas, mas sim capota, retiramos esta passagem da matéria que linkamos lá na frente sobre a formação da ARM Holdings. Novembro de 1990, observem:

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Apple, ARM e desktops: juntos desde 1987, ou 1990, ou talvez 1997

  1. O Ibook não foi tão inovador assim em termos de formato e aparência translucente.
    Os produtos da série Newton estavam todos à frente de seu tempo. Seria profético por parte da Apple se em vez de Newton tivessem chamado esta Série de … Fourier!

  2. Patente do ARM expirou. Pode usar em radinho, impressora, cafeteira, filtro de água…

    Eu quero é ver descartelizar, ter os ARM/Amber embutidos às centenas dentro das Flash e das SDRAM pra zerar a latência de barramento. (O sucesso do ZipChip pro Apple2 foi ao conjugar RAM internamente.)

    É preciso dar um basta a indústria nos fazer de palhaços.

    1. Marujo, a ARM foi comprada pela Softbank por 31,4 bilhões de dólares. Tá aqui, no The Verge . E a ARM Holdings detém 4500 patentes. Como diz a matéria do The Verge, ARM is an intellectual property powerhouse.

      Qual patente expirou? Pq pelo q vi, expirou nenhuma.