Turbo Pascal 4 para CP/M? É, bem… Mais ou menos.

Essa apareceu no fórum do MSX.org. o usuário litwr descobriu um compilador compatível com o Turbo Pascal 4, para CP/M. Ele é o Express Pascal, que gera código para o processador Intel 8080 (irmão mais velho do Z80), e foi feito para um computador russo de 8 bits, o Corvette. Esse cidadão rodava CP/M, foi produzido de 1985 até 1992 e tem entre outras coisas um interpretador BASIC copiado na cara dura completamente compatível com o MSX-BASIC. Na página da Wikipédia tem mais detalhes.

O post está aqui. Pois então, o litwr conseguiu compilar código Pascal nesse compilador do Korvet (nome verdadeido do dito cujo) e executar esses executáveis no Amstrad CPC 6128, no BBC Micro (rodando CP/M 2.2) e em um MSX. Há uma documentação muito grande para esse compilador… Em russo. Boa sorte em traduzir aí, o Google Translator é seu amigo. Mas a IDE do Express Pascal tem a IDE dele em inglês, e a documentação do TP4 vale. Há algumas limitações (conforme está lá no post), mas lembre-se: Tem units!

Ficou interessado? Bem, se prepare, pois será necessário um emulador, ferramentas para lidar com imagens de disco e um pouco de boa vontade.

Mas o litwr disponibilizou uma imagem de disquete com o compilador, basta rodar no emulador e digitar EP no prompt. Você pode baixar daqui, ou se preferir, no Archive.org.

Se você conhece um pouco de CP/M, sabe que existem dois depuradores muito completos, que são o DDT e o ZSID. Se você olhar o post do MSX.org, poderá ver as diferenças do Express Pascal 2.0 e o Turbo Pascal 4.0 (não é nem muito problemático) e alguns exemplos.

Interessante, não? Outra notícia interessante, depois do anúncio da maturidade do backend Z80 para o Free Pascal Compiler. Ficou interessado? Então aproveite uma folga no home office e vá lá futucar!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.