Episódio 104 – First Pereba Shooter – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 104 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Chegou dezembro, chegou nosso episódio de jogos! E usamos serra elétrica, metralhadora, lança-foguetes, BFG 9000 e BOLINHAS DE GUDE para contar um pouco sobre jogos de tiro em primeira pessoa.

Nesta parte do episódio

Vamos aos anos 70 para contar a gênese do First Person Shooter. Passamos por computadores, terminais, e armas de todos os tipos até chegar em Wolfenstein 3D e DOOM.

Links do podcast

Música de fundo

Tiro, porrada e bomba.

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 104 – First Pereba Shooter – Parte A

  1. O Lúcifer (meu gato) fez a mesma coisa que eu fiz no episódio 28: se convidou a participar do podcast na cara dura.

  2. Como disse nos comentários dos episódios do Wolf3D e do Doom, amo esse gênero de jogo. Muito legal de saber como tudo começou, mesmo sabendo que tudo começou no modo texto, que ainda não me aventurei. Seria legal se tivesse um port do Wolf3D para MSX heim! 😛

    Para deixar o Juan mais chateado ainda, além de ter tirado foto com o John Romero e pego autografo na revista da WarpZone, eu também peguei autografo dele no Wolf3D do Super Famicom.

    Doom Eternal, só será lançado dia 20/03/2020 e esta vai ser a grande aposta do Google Stadia, mas como bom jogador de FPS, eu vou comprar pela loja da Bethesda para jogar no PC no velho estilo mouse/teclado.

    1. Me auto respondendo também, o joguinho de cavernas citado é o Crystal Mines, uma espécie de Bolder Dash que emprestou a mecânica para diversos jogos da Wisdom Tree com a troca do robô por um personagem do Velho Testamento (“Exodus: Journey to the Promised Land” e “Joshua & the Battle of Jericho”), um Zelda-like (“Spiritual Warfare”) ou mesmo jogo de tabuleiro (“Bible Buffet”). O curioso do Crystal Mines foi o único título da Color Dreams a se tornar licenciado da Nintendo anos depois com uma versão para Nintendo DS (baseada no Crystal Mines II do Lynx).