Lembram do Nogalious? Pois é. Senta que lá vem história…

Então, nós falamos do Nogalious aqui e aqui. Comentamos da surpresa de que tivemos, de que o jogo atingiu a meta, e de que o jogo estava sendo produzido, inicialmente na versão para IBM-PC, depois MSX…

Mas, e a versão em ROM, a cópia digital para rodar nos MSX? E as outras versões?

Pois então, os comentários já dão uma ideia da confusão… Vamos relacionar alguns:

O Marco Lazzeri (MSXzeiro) comprou um cartucho, mas reclamou em janeiro de 2019 que não tinha recebido-o ainda. O pessoal da LUEGO LU3GO Studios falou que mandou um e-mail para ele em 15 de janeiro e que não teve resposta. Ele respondeu, dizendo que usou o formulário no site deles, e pedindo o número de rastreamento. Depois disso, nada.

O File-Hunter (MSXzeiro das antigas, foi membro do grupo holandês FONY), na mesma época, perguntou sobre a cópia digital para MSX. E a resposta que ele recebeu foi essa:

We are waiting the approval by Steam.

Steam? Ué, agora tem Steam no MSX? Até onde eu sei, não. O File-Hunter insistiu, falou que não queria saber da versão para PC, queria a cópia digital para usar no MSX. E ele pinçou no anúncio:

8BIT EARLY SUPPORTER DIGITAL COPY
JUST FOR THE FIRST 500 SUPPORTER !!!
A digital copy of the game for MSX or AMSTRAD or SPECTRUM or C64
– MSX on March 2018
– AMSTRAD on March 2018
– SPECTRUM on June 2018
– C64 on June 2018

O ano já era 2019, e a cópia digital para MSX estava atrasada fazia 10 meses. Além, o que isto tem a ver com a Steam? Nenhuma resposta deles.

Depois, falaram que precisavam melhorar o contato com os apoiadores MSXzeiros, que estavam se empenhando, que iriam mudar algumas coisas na versão de Commodore 64… E continua o bla bla blá em 2 mensagens.

Os usuários Juan José Vélez e Mattias (Commodore 64) reclamaram da falta de prazos, e o segundo inclusive estava pedindo o reembolso. O John Banks, ainda falou, em janeiro, maio e setembro, perguntando sobre prazos e como está o desenvolvimento. Silêncio.

Agora vamos para a minha parte.

Como eu vou no Kickstarter quase nunca, escrevi na página principal da campanha em junho de 2019, perguntando pela minha cópia digital. Eles me disseram que tinha sido enviado há algum tempo, e para entrar em contato com eles por e-mail.

Em 27 de agosto de 2019, entrei na minha conta do Kickstarter e descobri que em 20 de fevereiro de 2019, eu recebi uma chave da Steam para o jogo, na versão para MSX. Mas eu não quero uma chave da Steam, eu paguei por uma cópia digital do jogo, uma ROM pra jogar nos meus MSX. Protestei com eles, sem sucesso.

Ou seja… Faltaram com a verdade, comigo e com outros.

Fui pesquisar no Kickstarter sobre cancelar a participação após o financiamento ter sido alcançado, e encontrei no site que o cancelamento só pode ocorrer se ainda estiver no período de financiamento. E o financiamento já tinha sido encerrado. O Kickstarter, dali por diante, lavaria as mãos. Lembram do ZX-Spectrum Vega+? Então, mais um, em menor escala.

Obviamente essas conversas acabam chegando nas redes sociais, e nos grupos de WhatsApp e Telegram especializados em MSX, encontraram-se pessoas também lesadas (assim como eu), uma tentativa infrutífera de engenharia reversa na versão para a Steam (usa um OpenMSX com depurador desligado, é o demo com um patch que entra em cima, coisa louca)…

Uma das vítimas do golpe questionou a respeito, e abaixo está a resposta.

Ou seja, quer jogar no MSX, que compre o cartucho. Que está disponível no site deles, ao custo de 55 euros (R$ 251,25 na cotação do fechamento desse post). Ou seja, além de tudo, é caro (segundo um espanhol conhecido nosso, na Europa, um cartucho custando 40 euros já é muito caro).

Claro que, como toda rede social, teve de tudo:

  • Tiveram aqueles que bancaram os isentões e disseram que eles não garantiram que a cópia digital era pra MSX, logo o pessoal da LUEGO LU3GO estava certo (e quase foram defenestrados);
  • Tiveram aqueles falando que dumpar a ROM e entregar para aqueles que pagaram pelo software… Era pirataria de qualquer forma, e era errado (tem gente que gosta de tomar prejuízo então);
  • Tiveram aqueles que resolveram enfrentar o desafio e tentar extrair a ROM (parabéns para eles);
  • Tiveram aqueles reclamando horrores, afinal, rede social existe para isso mesmo;
  • Tiveram aqueles que foram lesados e querem recuperar o prejuízo (onde eu me incluo).

E a maior parte… Calado.

No final das contas, um usuário espanhol dumpou um cartucho e repassou a cópia dessa ROM de 512 Kbytes para todos aqueles que foram lesados e perderam R$ 32 (7 euros) para alimentar essa pataquada. O mesmo usuário ainda lastimou a atitude eles, e disse que tem vergonha de ser espanhol numa hora dessas. Olha, bicho, se tu soubesses do Brasil…

E o jogo? Bem… Confiram no vídeo abaixo. Eu achei bem mais ou menos.

https://www.youtube.com/watch?v=wD1n3eMt2qI

Bem, não verão novamente a cor do meu dinheiro, e não terão nada de mim além de campanha negativa. E pelo visto, nem sombra das continuações prometidas, Mirilla (novembro de 2018) e Dragonietta (março de 2019).

Pois então, se eu não fizer, alguém, por favor, espalhe o relato dessa picaretagem por aí. Só pra garantir.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Lembram do Nogalious? Pois é. Senta que lá vem história…

  1. Apesar de eu ter pego a Steam Key e a ROM dumpada, o jogo é ruim! Esses picaretas numca mais irão ver a cor do meu dinheiro. Se boboar, ainda farei campanha negativa deste bastardos.

  2. Raul Nogales ha estafado a mucha gente con ese juego, no ha dado señales en meses.