RetroRio 2019: Palestras!

Há muito tempo que a gente gostaria muito de voltar com palestras nos nossos encontros. Sempre tem alguém com algo interessante para falar, contar, explicar, apresentar… Mas é tudo sempre tão corrido, que não dá para fazermos muita coisa. Não conseguimos assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

Mas agora em 2019, conseguimos agendar pelo menos dois momentos onde pessoas da comunidade irão participar, compartilhando com a comunidade. Ambas serão no sábado, dia 22 de junho, de tarde. Escolhemos o sábado por ser um dia mais fácil para que todos participem. Afinal, tem gente que trabalhará no dia 21 de junho, sexta. Mas no sábado fica mais fácil.

Por ocasião que você ler isto, é possível que já sejam mais do que dois momentos de gente falando. Logo, mandaremos a grade aqui. Uma palestra será feita por um dos membros da quadrilha que comete esse site e podcast, o nosso web disaster, Giovanni dos Reis Nunes. Ele falará sobre desenvolvimento cruzado no MSX. Logo, ele mostrará ferramentas, técnicas e soluções para escrever código para MSX usando um PC. Afinal, este é um uso nobre para um computador moderno: Servir a um computador clássico. E ele adiantou que falará da experiência dele, do ganho de produtividade que ele teve, em aplicar técnicas modernas de programação no desenvolvimento para MSX.

Também teremos uma conversa, dirigida pelo Juan Castro (outro dos membros dessa quadrilha), conduzida na forma de entrevista. O entrevistado será o Mario, da MTF Eletrônica (esse sujeito simpático aí do lado). Ele é ex-funcionário da Racimec e da MSX-Soft, ou seja, tem muita, mas muita história para contar. Só vou adiantar uma para vocês: Sim, a Racimec planejou confeccionar um MSX 2. E ele tem toda a documentação guardada com ele. Ficou curioso, né? Então vá na RetroRio, para ouvir o que o Mario, o Giovanni e quem mais tiver para dizer.

Então, não esqueça: A RetroRio 2019 ocorrerá nos dias 20 a 22 de junho, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian: Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze. Começa às 10 e vai até as 18 horas. A entrada é gratuita, e todos vocês são convidados. Se você for levar um micro, clique aqui e preencha o formulário. Precisamos saber quem vai levar o quê, e quantas mesas iremos alugar.

Se você levar um quilo de alimento não perecível, você concorrerá ao sorteio de brindes no final do evento (mas tem que estar lá para pegar, hein?!) e o pessoal do Sopão Vegano ficará muito feliz! Nos vemos lá!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.