Zemmix, a família.

Falamos há alguns dias sobre Zemmix Neo, Zemmix Mini e outros. Mas, e os Zemmix “originais”? Falamos sobre eles no episódio sobre a Ásia. Mas se você quiser refrescar a memória a respeito dessas raridades (no Ocidente), o Konamito fez um post (antigo) no seu blog (sempre bacana) mostrando os 6 modelos produzidos, com fotos e textos a respeito. Afiem o espanhol e boa leitura!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Zemmix, a família.

  1. Fico curioso em saber como é o hardware dessas máquinas. Desconfio, pelas reduzidas dimensões dos consoles, que utilizam algo similar aos “chipões-tudo-em-um” (MSX-ENGINE) utilizados nos Expert Plus e DD Plus; pois naquela época “emulador” era somente um sinônimo para cínico, mentiroso, 13, etc. Hehehe….

  2. Não tem nada de muito diferente, por dentro são praticamente iguais aos outros MSX da Daewoo: Z80, PSG e VDP em chips separados e um chipão da Daewoo (DW64MX1) com a lógica dos slots, PPI, etc.

    O mais diferentão é o CPG-120, que tem Z80 “Turbo” e VDP de MSX2+, ou seja, não tem computador da Daewoo equivalente. Diz a lenda haveria um MSX2+ Turbo da Daewoo, mas que acabou sendo abortado.

    1. Piter Punk: Obrigado pelas informações! Solução interessante! “Reduziram” uns 60 a 70% do tamanho da placa “espremendo” toda a parte de controle de slots, a PPI e um monte de 74XX’s em um único “chipão”! Acredito que as memórias RAM e VRAM devam ser chips únicos de 256 Kbytes ao invés daquela “plantação” de chips de 4K usadas nos Experts e Hotbits!