Nextor agora é código aberto.

Nos últimos dias 20 de julho e 4 de agosto, Nestor Soriano (aka Konamiman), a mente por trás do Nextor e de tantos projetos bacanas relacionados ao MSX, esteve pessoalmente com Kazuhiko Nishi, no Japão. E entre muitas outras conversas (dizem que tem a ver com isso aqui também), surgiu o papo da licença sobre o código do MSX-DOS.

Não sei quantos sabem, mas o Nextor é feito em C, e parte do código-fonte do MSX-DOS 2. O Konamiman teve acesso ao código (alguém jogou na mão dele), e ele saiu mexendo. Mas ele nunca divulgou por medo de violar licenças de uso.

Pois então, agora ele está autorizado a expor o código para quem quiser ver. A partir de agora, o MSX-DOS 2 (e em decorrência, o Nextor) é código aberto. E adivinhem onde ele está?

Se você falou Github, acertou. Sim, o Nestor Soriano colocou o código-fonte do Nextor por lá, e disponibilizou ontem o código. Se você é curioso para ver como as coisas funcionam dentro do MSX-DOS e do Nextor, a chance é agora. E sim, como o projeto é aberto, se você quiser parar de reclamar e implementar alguma função nova, fique à vontade, a comunidade agradece!

E antes que eu me esqueça, toda a documentação (manual do usuário, referência para o programador e guia de desenvolvimento de drivers) está disponível não só em PDF, mas também no formato markdown, dentro do repositório do código-fonte. Então, se você não sabe patavinas de C mas quiser colaborar, pode ajudar na documentação do Nextor.

Nextor no GitHub.

Fonte: MSX.org.

PS: Como ele não tinha a pretensão de abrir o código, não tornou-o facilmente compilável em ambientes não-Windows, mas eu adoraria poder recompilar o Nextor na minha Linux box.

PS 2: O Nestor esclareceu num post que iremos comentar posteriormente que a licença é a MIT License, com alguns adendos. E o Próprio Nishi autorizou. Agora deixa eu ir ali fazer um git clone.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Nextor agora é código aberto.