Ghost n’ Goblins para MSX Turbo-R e V9990!

Antes tarde do que mais tarde! O grupo espanhol ASM anunciou a conclusão dos seus trabalhos, entregando uma cópia plenamente funcional do clássico Ghost n’ Goblins. Esse desenvolvimento está rolando há um bom tempo, e a atual versão é para MSX Turbo-R e V9990. Se você tiver um cartucho SCC, poderá também ter as vozes do jogo.

Antes que você reclame horrores no twitter, eles disseram que agora irão alterar o código para garantir que o jogo rode em MSXs “normais”, ou seja, Z80 a 3,58 Mhz.  Agora, quando estará disponível para todos nós… Aí eu não sei.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Ghost n’ Goblins para MSX Turbo-R e V9990!

  1. Adaptar ou melhorar os ports oficiais deste clássico dos arcades para micro clássicos tem sido uma verdadeira obsessão para muitos programadores e entusiastas há mais de 30 anos!(vide a recente reedição “arcade”para o C64!) E parece que enfim corrigiram a paradoxal e histórica injustiça de logo o “nipônico” MSX nunca ter tido um port (original) desta emblemática aventura medieval nascida na terra do sol nascente…Pelo que vi (pelo vídeo) parece idêntico ao arcade original. Imagino que foi utilizado boa parte do código fonte, gráficos, sons, etc do arcade que convenientemente também era parcialmente baseado num Z80!
    Só me pergunto se era realmente imprenscindível que este port exigisse uma placa de vídeo com o V9990, será quem um MSX 2+ não daria conta do recado? No mais, pelo menos pelo visto no vídeo, um excelente trabalho deste grupo (ASM).

  2. Ghost n’ Goblins no MSX?
    Não importa que só rode no Turbo-R, é algo SENSACIONAL! 😀
    Agora, se rodar legal num “MSX 1”, então… será digno de mais aplausos e de mais comemorações! 🙂
    Obrigado pela notícia… MSX, para sempre, MSX! 😀