Fitas cassete no MSX, pero no mucho…

Há quem goste de fita cassete. Há quem adore fita cassete. Há quem faça chá de fita cassete pra beber. Eu confesso que abandonei a fita cassete com dois anos de fudebagem MSXzeira, quando meu pai conseguiu comprar um drive de disquetes… E o meu gravador quase foi arremessado pela janela (*).

Mas se você é mais roots do que eu, saiba que existe o site TSX Files Repository, onde é possível baixar imagens de mais de 140 fitas cassete, para serem carregadas a partir de ferramentas como o CASDuino, ou softwares a partir do seu celular, como o MSX2CAS ou o TapeRider. A ideia é que você ligue o seu celular ao seu MSX, pela porta de cassete (com um cabo apropriado), e use-o como um gravador cassete super-rápido e modernoso. Em tempo, o OpenMSX, na versão 0.14.0v2 agora lê arquivos .TSX. Mais uma opção, caso você queira experimentar.

(*) Não foi possível, a janela até hoje tem grade!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Fitas cassete no MSX, pero no mucho…

  1. Hola:

    El Proyecto TSX ha surgido para intentar preservar de la forma más fiel posible los Juegos en Cinta del MSX. Lo que se ha hecho ha sido tomar como base el Formato “TZX” que es el que usan los Usuarios de Spectrum y se ha adaptado al MSX denominándose “TSX”.

    La idea original del Proyecto TSX empezó aquí:

    http://www.zonadepruebas.com/viewtopic.php?f=4&t=5369&sid=a5639e1d2a3863500f79463dff97410a

    Ha tenido que transcurrir mucho tiempo y trabajar duro hasta llegar a los resultados que hoy día tenemos. Gracias a toda la gente que forma parte del Proyecto hoy en día tenemos ya más de 150 Ficheros “.TSX” listos para descargar y jugar, así como el Programa MakeTSX que convierte ficheros “.wav” a “.tsx” y una versión modificada del Emulador OpenMSX que permite cargar Ficheros “.tsx”.

    Como miembro de dicho Proyecto os doy las gracias por haceros eco de este Proyecto e invitamos a participar en dicho Proyecto a todo aquel que quiera unirse. 😉

    ¡Gracias & Saludetes! 😉

    @manolito74

    #tsxmsx