Atualização no firmware dos emuladores de drive.

Seguramente os disk-drives são os itens mais problemáticos de qualquer conjunto retrocomputacional. E tem muito equipamento com drive de disquete por aí. A Gotek criou um emulador de drive, e inclusive temos um post que fala sobre esses emuladores.

O firmware original não presta para muita coisa, mas existem dois firmwares alternativos que fazem o dito cujo funcionar melhor. Tem o da HxC (10 euros), que lê imagens de disquete no formato HXE (converta seus DSKs e DMKs para esse formato antes de usar). O outro é o FlashFloppy,  que é código aberto e que permite funcionar também direto com DSKs de 360 e 720 Kbytes.

Se você tem nostalgia de disquetes (tem quem tenha do 1541, tem quem tenha de fita cassete…), ou desejas usar disquetes porque a solução IDE/SCSI é muiot cara, ambas são alternativas baratas e funcionais.

Fonte: MSX.org.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Atualização no firmware dos emuladores de drive.