Aquecimento para a RetroRio: T – 6 dias e contando.

Prezados, nesse terceiro post de esquenta para a RetroRio, vamos agora falar um pouco sobre como você pode nos ajudar a divulgar esse encontro. Falado nisso, você já fez sua inscrição? Se você vai levar um micro, pedimos que você preencha esse formulário, para termos maiores informações, e termos pelo menos uma mesa disponível para você.

Bem, é do nosso maior interesse fazer dessa a maior RetroRio de todas. Infelizmente tivemos problemas de atraso na gráfica, e somado aos acontecimentos recentes no país, nossa divulgação está um pouco prejudicada.

Explico: Nos é exigido, do espaço que nos concede, algumas contrapartidas. Uma delas é a impressão de algumas cópias de um folheto de divulgação do encontro. E o folheto deve ser aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura, órgão que está acima da direção do Centro de Artes Calouste Gulbenkian.

E aí, arte vai, arte vem, altera aqui e refaz ali… A arte foi submetida à gráfica, que aceitou rodar uma quantidade menor do que a quantidade rodada em 2017. Mas, devido aos acontecimentos supracitados, eles ainda não foram entregues. Estão, junto com outros materiais de divulgação, em um centro de distribuição de uma transportadora, prestadora de serviços à gráfica. Honestamente, ainda não sabemos se a gráfica é realmente boa, mas que demora… Ah, isso demora!

Pois então, vocês dirão: Mas para que folhetos? O negócio hoje é divulgar em redes sociais! Sim, e eu concordo. Nunca deu muito certo. Em edições passadas das MSXRio, tentamos usar cartazes e publicações em jornais para atrair mais pessoas. No primeiro caso, o resultado foi nulo. No segundo, surtiu efeito durante o período áureo dos cadernos de informática dos jornais (que inclusive falamos a respeito nos episódios 55A e 55B), mas hoje em dia…

Então, aí entram vocês, amigos, colaboradores, fornecedores e divulgadores. Temos recebido o inestimável apoio do nosso amigo e chapa Mario Lima Cavalcanti, editor-chefe da Clube MSX, ao enviar press-releases da RetroRio para vários sites retrocomputacionais. Entre eles, o Vintage Is The New Old, o MSX Resource Center, o Gamasutra, o Planeta Sinclair, entre outros.

Então, se você quer nos ajudar, segue um resumo em um parágrafo sobre a RetroRio, que você pode copiar e colar no Facebook, no Twitter, no WhatsApp, no Telegram ou em onde mais for possível.


Acontece de 31/05 a 02/06 a 7ª RetroRio, encontro anual de fãs de retrocomputação na cidade do Rio de Janeiro. Realizada desde 2012, a RetroRio é organizada pela equipe do podcast Retrocomputaria e reúne colecionadores e entusiastas de micros clássicos, além de expositores de produtos relacionados a essas plataformas. A entrada é franca.

RetroRio 2018
Data: 31/05 a 02/06 de 2018 (quinta, sexta e sábado)
Horário: 10h às 18h
Local: Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – Rio de Janeiro
Site oficial: www.retropolis.com.br/retrorio
Entrada franca. Requer inscrição para quem quiser expor produtos ou computadores.


Você também pode usar o nosso folheto acima (são imagens) como status no seu WhatsApp, no seu Instagram, onde você quiser. Ajude-nos a fazer a RetroRio um grande evento!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.