Episódio 86 – (Gradiente e) Oscar Júlio Burd – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 86 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Falamos de Gradiente, o que foi uma grande desculpa para entrevistar Oscar Júlio Burd e ouvir histórias e aprender coisas que não sabíamos e mal disfarçar nossa empolgação.
(O áudio do entrevistado não está dos melhores, sabemos. É com as operadoras isso.)

Agradecimento especial

Obrigado, Rafael Rigues!

Nesta parte do episódio

Seguimos o jogo sobre MSX, Gradiente e, claro, o que Burd fez e está fazendo depois de sair da fabricante do Expert.

Links do podcast

Música de fundo

Músicas que em algum momento foram, ou devem ter sido, tocadas em algum Expert.

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 86 – (Gradiente e) Oscar Júlio Burd – Parte B

  1. De onde vem o XP800?? XP de eXPert…800 do z80 com mais um zero pra ficar mais bacana…..

  2. Ótimo episódio, fico feliz em saber que a própria Gradiente utilizava o Expert profissionalmente, contrariando muitos que achava que este era feito só para usuário caseiro. Eu cheguei a dar manutenção em um sistema financeiro feito com DBase II de MSX para uma pequena empresa, pena que não consegui pegar uma cópia deste para guardar para a posteridade.

    Parabéns a todos os envolvidos e um muito obrigado ao Oscar por ter segurado as pontas do MSX dentro da Gradiente até onde deu.

    Uma pena que a empresa não se interessou em fazer o MSX2, a maldita reserva de mercado prejudicou tantas coisas e deixou nosso país muito atrasado com relação a outros países que já estavam anos a frente em termos de tecnologia.