Demo novo para MSX, em 2018!

Nos anos 1990, a demoscene MSXzeira era muito ativa. Boa parte dos demos que temos para essa plataforma foram feitos nessa década. E é impressionante o que esse pessoal arrancou do VDP, do PSG, do OPLL, do OPL1… E por aí vai.

Os MSXzeiros foram rareando por um tempo (o retorno de vários à comunidade é outra história), mas o MSX acabou sendo adotado pela demoscene não necessariamente MSXzeira. Então, vez por outra vemos demos novos saindo para MSX, sendo apresentados em demoparties européias. Uma delas é a Revision, um evento anual que ocorre em Saarbrücken, Alemanha. E em 2018, ocorreu de 30 de março a 2 de abril. Houveram várias competições, e um demo de MSX tirou o 7o lugar na categoria old skool demo. Foi o demo In Stereo, do grupo Digital Sounds System, que é para MSX 2 com 64 Kb de RAM. Nem Mapper ele exige, vejam só. Ele está disponível para download na página dele no Pouet.net (o maior repositório de demos da Internet), e tem um vídeo no Youtube para você, que não tem um MSX/emulador à mão para curtir o dito cujo. Dá o play!

Fonte: MSX Resource Center.

PS: Promessa é dívida, um dia a gente faz o prometido episódio sobre a demoscene. Um dia!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.