BASIC 10 Liner Contest: Os resultados.

Não tivemos tempo de noticiar o BASIC 10 Liner Contest (imagem linda a propósito, não?), então vamos explicar rapidinho. Como o nome já ajuda a entender, esse é um concurso para quem quiser fazer um programa em BASIC que pode conter até 10 linhas apenas. Qualquer plataforma retro poderia concorrer, e quase todos os dialetos de BASIC poderiam participar, em três categorias (havia uma restrição na categoria PUR-80). Os programadores poderiam submeter seu trabalho até o dia 24 de março (sábado), e a cerimônia de premiação ocorreria no dia 7 de abril (sábado também).  Mas tem um fato muito interessante a ser comentado… Continuem a leitura para saber.

Pois então, os resultados saíram. E na categoria EXTREM-256 (10 linhas, cada uma com até 256 caracteres), em 11o lugar, o jogo Asteroid Belt, para MSX, confeccionado por uma das mentes em baixa resolução que perpetram esse podcast/site: Giovanni Nunes, ou também conhecido como O Um Fudeba. O jogo dele, Asteroid Belt, pode ser baixado aqui.

Numa olhada rápida, muitos programas para Commodore 64 (22), vários para os micros da Atari (17), alguns para Amstrad (9), e teve software feito para Tandy MC-10 e CoCo, Commodore VIC-20  e até Atari 2600 VCS (yeah). E só 3 para MSX. Se você quiser baixar, pode clicar aqui para acessar a pasta no Dropbox com os arquivos. E ao pessoal do MSX que fica só emitindo platitudes nos grupos de WhatsApp e comunidades de Facebook, vamos participar! Queremos ver mais software de MSX em BASIC por lá!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.