Notícias boas e ruins quanto ao ZX-Spectrum Next.

Primeiro, vamos à má notícia: Henrique Olifiers, uma das mentes por trás do Kickstarter do ZX-Spectrum Next anunciou que haverá atrasos na entrega, por motivos alheios à sua vontade. A empresa que iria produzir o teclado e a caixa para colocá-lo saiu do projeto, de forma inexplicável e unilateral. Logo, eles estão atrás de um fornecedor alternativo. Pelo visto, violação de prazos, problemas que não podemos controlar e atrasos na produção não é só problema visto desse lado do planeta.

Eles estão na correria para providenciar um fornecedor de plástico que seja confiável e que possa começar a produção antes da Semana Santa (ou Páscoa, como queiram). Logo, eles esperam minimizar esse atraso e manter a qualidade.

Entre as boas notícias, no entanto, eles confirmam que terão um teclado com um mecanismo mais recente, que permite que as pessoas digitem rápido e de forma eficiente. Eu sugeriria um bom teclado mecânico, mas como eu sou adepto dos Model M… Sou suspeito. Ah, as caixas também foram para a impressão (olha, que coisa chique).

Outra boa notícia é que começam a aparecer os primeiros demos para ZX-Spectrum Next. O Team Rusty Pixels soltou um demo para o ZX-Next, chamado ScrollNutter. E o que tem nele? Scrolls. Muitos scrolls. No pacote do demo tem também um emulador para Windows, o ZEsarUX, que permite emular o ZX-Next e facilitar a vida de quem quer escrever código para essa máquina sensacional.

Abaixo temos um vídeo do demo. Divirtam-se.

 

Fonte: Vintage Is The New Old.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.