Episódio 85 – Home Computer Wars – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 85 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Depois da Trindade de 1977, war was beginning.

E o passado é prólogo.

Nesta parte do episódio

Apresentamos os exércitos se armando, apresentamos as escaramuças fronteiriças, apresentamos as armações geopolíticas e… apresentamos o VIC-20 e o Commodore 64.

Música de fundo

Chiptunes de Atari 8 bits

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 85 – Home Computer Wars – Parte A

  1. O TI99/4 iria usar um processador de 8 bits que a Texas ia fazer, mas quando ficou claro que este chip não ia sair o projeto foi remendado para usar o TMS9900.

    O preço inicial de $1200 incluia um monitor colorido feito de uma TV adaptada. O TI99/4A era metade do preço apesar de ter um teclado muito melhor por não incluir o monitor.

    A idéia de devolver $100 para quem preenchesse e enviasse um cupom era que muitas pessoas acabariam não fazendo isso, de modo que poderiam anunciar um preço igual ao da Commodore nas revistas mas muitas pessoas pagariam mais. Na prática a maioria das pessoas conseguiu o desconto.

    Como a Texas ganhava com cada cartucho e cada periférico ela achou que poderia tomar prejuizo na venda de computadores e recuperar com o resto. Só que quem comprou o TI99/4A por $100 não comprava unidades de disco de $500 e nem muitos cartuchos de $40 comparado a uma pessoa que tinha comprado a mesma máquina por $600 dois anos antes. Era um público completamente diferente e eles não levaram isso em conta.

    A Texas já tinha usado esta estratégia com relógios de pulso digitais e calculadoras. No primeiro caso ela se eliminou e entregou o mercado para os japoneses e no segundo ela conseguiu continuar depois de eliminar os concorrentes domésticos. Um destes concorrentes foi a Commodore e o Jack queria vingança.

    Numa outra promoção da Texas ela aceitava qualquer micro antigo e pagava $100 por ele na compra to TI99/4A. As pessoas mais espertas procuravam velhos Timex nos classificados sendo vendidos por $5 e compravam para participar da promoção. A Texas ficou preocupada com a aparente popularidade do clone do ZX81 e gastou um dinheirão desenvolvendo o TI99/2 para concorrer com ele. Só que este (e o TI99/8 que era uma versão bem melhorada do /4A) não chegou a ser lançado antes da Texas se retirar do mercado de micros.