Recuperação do dia: Código-fonte do interpretador Z da Infocom, para CoCo

Falamos um bocado sobre a Infocom no episódio 42, e seu seminal adventure, Zork. E como falamos lá, os adventures da Infocom eram escritos segundo uma linguagem própria, a Z code. Eles fizeram um interpretador dessa linguagem (a Z-Machine) para que dessa forma, o adventure escrito nessa linguagem pudesse ser executado em qualquer outra máquina (sim, JVMs não são nenhuma novidade nesse mundão). Algo semelhante ao que o mestre Renato Degiovani fez com o Sistema Editor de Adventures.

Pois então, fizeram vários ports dessa Z Machine, mas o port para o CoCo (uma das máquinas mais lembradas quando falamos em adventures) não tinha sido encontrado… Até agora.

John W. Linville, uma das maiores personalidades do mundo do CoCo (junto com o Juan Castro) e host do CoCo Crew podcast, publicou no seu blog que o código-fonte da Z Machine para CoCo foi recuperado! Viva!

Ele narra o processo no post, e o código já está no TRS-80 Color Computer Archive, e no post, Linville explica o que fazer para começar a futucar no código.

Fonte: Vintage Is The New Old

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.