Episódio 83 – Dispositivos de Armazenamento – Parte A

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 83 do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Fitas, discos e tudo o mais que pode armazenar dados e programas dos nossos micros.

Nesta parte do episódio

Depois de nos perguntarmos (e respondermos) porque armazenamos coisas, falamos de fitas e cartões perfurados, de cadernos (!), de fitas magnéticas e fitas cassete e assemelhados, e de discos flexíveis e disquetes e interfaces.

Links do podcast

Música de fundo

Disquetes, cassetes e tudo o mais que está armazenando informação mas esquecemos agora de citar.

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 83 – Dispositivos de Armazenamento – Parte A

  1. Eu sou um dos caras de deu graças a Deus e aos engenheiros que criado o drive de disquete, não aguentava mais usar fita no MSX. Como eu não convivi com outros padrões de computadores na época, pulei do MSX direto para o PC, não tive a oportunidade de usar os tipos de armazenamentos citados no episódio, usando mais disquetes de 5 1/4 no MSX e PC e depois de muito tempo só 3 1/2 no PC.

    Mais um ótimo episódio!

    PS: colocar a fala da Claudia no meio do de tudo, pareceu que o episódio tinha encerrado ali, tá na hora dela gravar outro áudio, de preferencia usando fita K7 cromo da BASF.

  2. Na verdade agora as vinhetas vão ficar espalhadas pelo podcast. Estratégias, estratégias… ?

  3. Muito bom episódio. Na época das fitas com o meu MSX eu sofria bastante, pois não conseguia gravar nada, apenas ler. Como morava perto da região da Avenida Paulista e e um apartamento alto, a interferência das rádios era tão grande que nenhuma gravação funcionava. Só na era dos disquetes que pude gravar meus programas em BASIC .. para a nossa alegria… kkk.